Como é a intensificação da pressão nos cilindros hidráulicos

Existe um teste simples de mercado para responder à esta pergunta, mas ele envolve a intensificação da pressão do cilindro. Enquanto o procedimento é incrivelmente seguro para quem entende de conceitos de intensificação em cilindros hidráulicos, é incrivelmente perigoso para quem não entende. Neste artigo você entenderá os riscos da intensificação em cilindros de ação dupla.

A força produzida por um cilindro hidráulico é o produto da pressão e área (F = p x A). Em um cilindro de ação dupla convencional a área efetiva, a força produzida pelo pistão e os lados do embolo do cilindro são desiguais. Se a lateral possui metade da área efetiva da lateral do pistão, então produzirá metade da força do pistão pela mesma quantidade de pressão.

A equação F = p x a pode ser transposta como p = F/A, pressão igual a força dividida pela área. Se a lateral do cilindro necessita de resistência à força desenvolvia pela lateral do pistão, com apenas metade da área, então será preciso dobrar a pressão. Isto significa que a lateral do pistão pressurizado de 3.000 PSI a 6.000 PSI será necessário para produzir força igual.

É por isso que a intensificação de pressão pode ocorrer em um cilindro de ação dupla. Note que a pressurização de um cilindro deste tipo pode ter consequências devastadoras.

Se, por qualquer motivo, a lateral do pistão de um cilindro de ação dupla for pressurizado e o fluído não escapa pelas laterais, a pressão crescerá (intensificará) em sua lateral até que a força se torne balanceada ou o cilindro falhe catastroficamente.

Considere a seguinte situação:

“Estava cerca de 5 graus por aqui em outro dia, e o cilindro hidráulico tinha temperaturas negativas. O chefe tentava pressionar um pino para fora, virou a bomba e moveu a alavanca. Logo após, a glândula do cilindro explodiu. Era um cilindro com pressão operacional de 2.500 PSI.”

A glândula do cilindro explodiu como resultado de uma intensificação de pressão. Isto porque houve um bloqueio entre a lateral da haste do cilindro e o tanque, por causa das temperaturas baixas. A temperatura do ambiente caiu abaixo do ponto de fluidez do óleo hidráulico, que não pode mais fluir.

Como você pode ver, intensificação em um cilindro hidráulico de dupla ação é um fenômeno potencialmente perigoso. E falhar em considerar suas implicações pode ser um erro dispendioso. Por isso, conte sempre com a Global HP para fornecimento dos melhores sistemas do mercado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *