Como eliminar vazamentos de óleo hidráulico?

O fato de sistemas hidráulicos se utilizarem de um fluído para seu funcionamento torna este um custo inerente à sua operação. Por isso, vazamentos de óleo hidráulico podem ser grandes dores de cabeça, especialmente por serem um verdadeiro desperdício de dinheiro, e por tornarem o sistema instável e improdutivo.

Além disso, o vazamento de óleo de sistemas hidráulicos é um baita prejuízo ao meio ambiente.


Pensando nos custos

No geral, muitos administradores de sistemas hidráulicos tratam os pequenos vazamentos como se não fossem algo grande, ou seja, deixam acontecer porque acham que o custo de reparo não vale a pena. Uma rápida avaliação da quantidade de perda de óleo anual por conta de vazamentos elimina este descuido.

E nesta mesma conta, adicionam-se:

– Custos de limpeza;

– Descarte correto;

– Riscos de segurança;

– Filtros.


Como eliminá-los

Muitas vezes o tempo que o sistema hidráulico se mantém “parado” é utilizado como desculpa para não realizar a manutenção dos vazamentos, entretanto, hoje em dia existem várias maneiras de se eliminar vazamentos sem uma perda considerável de produtividade.


Pense na engenharia de seu sistema hidráulico

Um sistema hidráulico sem conectores não vazaria. É claro que ele deve ter alguns, mas o número pode ser reduzido através de projetos inteligentes, que priorizam o uso de:

– Manifolds;

– Válvulas de cartucho;

– Válvulas modulares.

Esta tecnologia é responsabilidade do designer do sistema hidráulico.


Utilize apenas conectores confiáveis

Dependendo do fluxo de seu sistema hidráulico, algumas conexões disponíveis no mercado, como NPT e BSPT simplesmente não são capazes de eliminar o vazamento, pois o próprio conjunto de fios cria um caminho de saída, que pode desenvolver um vazamento.

Já conexões como UNF, BSP e flanges SAE são capazes de oferecer uma confiabilidade maior. Mas lembre-se, tudo dependerá do fluxo de seu sistema hidráulico.


Conecte-os corretamente

Por vezes, a causa do vazamento se dá por torque incorreto das conexões.

Seja por torque muito baixo, ou excessivo, que pode danificar a rosca. Para que este não seja um problema, consulte o fabricante da conexão e obtenha informações do modo correto de encaixe.


Elimine vibrações

Vibrações causam estresse nos condutores hidráulicos, fadiga e afetam diretamente o torque. Para que ela seja eliminada, é necessário o uso de mangueiras flexíveis que eliminam as fontes de vibração entre a unidade de energia, reservatório e válvulas.


Mantenha o maquinário frio

Quando o sistema hidráulico opera em uma temperatura muito alta, a vida útil de seus componentes é reduzida, e tal aquecimento é capaz de danificar todos os selos, resultando em muitos vazamentos.

Para mais informações sobre como manter seu sistema hidráulico funcionando corretamente, e obtenção dos melhores componentes, entre em contato com a Global HP!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *