Como funciona um cilindro hidráulico?

Você sabe o que é um cilindro hidráulico? Talvez você nunca tenha parado para pensar a respeito disso, porém é quase certo que você, em algum momento de sua vida, já esteve na presença de um cilindro hidráulico, seja manuseando um ou apenas observando e, provavelmente, nem se dando conta de que aquilo era um cilindro hidráulico.

Pode-se afirmar isso com um bom grau de certeza porque o cilindro hidráulico é um dos tipos de peça mais comuns e versáteis que existem, sendo utilizado em uma grande quantidade de objetos com os quais temos contato com frequência. Apesar disso, no entanto, se você não é um engenheiro ou alguém bastante interessado em mecânica existem grandes chances de você nunca ter parado para realmente observar e constatar a existência dessa peça, quem dirá refletir a respeito de seu funcionamento.

O QUE É UM CILINDRO HIDRÁULICO

Em termos técnicos um cilindro hidráulico é um tipo de peça que transforma energia hidráulica em energia mecânica. Explica-se: trata-se de uma peça que é capaz de transformar a energia de algum tipo de líquido que se encontra sobre pressão (na maior parte das vezes algum tipo de óleo, como será explicado a seguir) em outro tipo de energia, chamada de energia mecânica, que é capaz de produzir trabalho. Quando essa conversão ocorre ela possibilita, por exemplo, que grandes objetos sejam movimentados com relativa facilidade.

COMO, EXATAMENTE, FUNCIONA?

Para compreender como um cilindro hidráulico funciona é preciso, primeiro, entender que o cilindro é um objeto linear composto de diversas partes, com as mais relevantes sendo a câmara, que é vedada em uma das extremidades, sendo a responsável por conter algum tipo de óleo que será pressurizado, e um pistão, que encontra-se na outra extremidade, sendo capaz de movimentar-se para dentro e para fora da câmara sempre que o nível de pressão aumenta ou diminui.

EXEMPLOS DE USO DE CILINDRO HIDRÁULICO

Um dos exemplos mais tradicionais de equipamento que utiliza cilindros hidráulicos são as retroescavadeiras, com os cilindros sendo os responsáveis por movimentar as diversas articulações do braço da escavadeira. Outro bom exemplo de uso de cilindro hidráulico são os carros, com a indústria automotiva utilizando esse tipo de peça para desempenhar os mais diferentes tipos de funções, como por exemplo levantar carros por meio do macaco hidráulico ou frear o veículo com freios hidráulicos de tambor.

EXISTE APENAS UM TIPO DE CILINDRO?

Não, existem diversos tipos de cilindros, com cada um sendo indicado para um tipo de função, como por exemplo o cilindro de ação simples, que se estender pela pressão do líquido e se retrai pelo peso da carga suportada, cilindro de ação dupla, que utiliza a energia hidráulica tanto para estender como para contrair, dentre muitos outros tipos de cilindro. A variedade é tanta que na hora de escolher um cilindro vale a pena sempre estudar as diversas opções existentes e ver qual delas atende melhor as suas necessidades, de preferência falando com um especialista.

COMO ADQUIRIR O CILINDRO CORRETO

Adquirir um cilindro hidráulico é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado, calma e atenção, com essa peça sendo, em geral, responsável por movimentar máquinas e peças pesadas, que são capazes de causar grandes danos em caso de erros e/ou acidentes. Para tanto, vale investir em peças de boa qualidade, que tenham garantia e procedência. Sem dúvida, escolher o fornecedor correto é tão importante quanto escolher o modelo da peça correta, com apenas uma empresa preparada e acostumada a atuar no ramo sendo capaz de fornecer o direcionamento correto, apontando a peça ideal para atender a sua necessidade, como é o caso da Global HP, uma empresa certificada, que tem ISO 9001:2008 e mais de 30 anos de experiência no mercado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *