Quem foi Harry Franklin Vickers?Harry Franklin Vickers (1898 – 1977) foi um inventor e industrial americano. Reconhecido pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos como o “Pai da Hidráulica Industrial”, recebeu a mais alta condecoração da entidade em 1956.

Nasceu em Red Lodge, Montana no dia 10 de outubro de 1898 e cresceu em Montana sul da Califórnia. Sempre esteve interessado em mecanismos e em mecânica. Ele sempre esteve interessado em máquinas mecânicas e foi um mestre em mecanismos mecânicos autodidata.

Durante a Primeira Guerra Mundial serviu na França no United States Army Signal Corps, comando do Exército dos Estados Unidos que desenvolve, testa, fornece e gerencia comunicações e suporte a sistemas de informação para o comando e controle de forças armadas. Ali ele teve contato com as primeiras gerações de produtos eletrônicos e de rádio e ajudou a desenvolver diversos sistemas. Retornando ao sul da Califórnia após a guerra, ele fundou a Vickers Manufacturing Co., depois chamada de Vickers Inc.

Inicialmente a sua empresa estava voltada para a atividade mecânica e serviços de usinagem. O famoso autor e desportista Zane Grey uma vez veio à sua loja para reparar um grande molinete de pesca para água salgada. Grey, às vezes um indivíduo difícil, decidiu que o jovem Harry Vickers era um homem com futuro, e se ofereceu para conseguir uma tutoria para ele em cálculos de engenharia e outras disciplinas durante a noite com professores da Universidade do Sul da Califórnia.

A habilidade mecânica de Vickers, em combinação com seus conhecimentos em eletrônica e engenharia formaram a base para a sua habilidade de inventar, testar e fabricar suas primeiras inovações hidráulicas, o que incluiu o primeiro sistema de direção hidráulica. Ele passou a inventar vários componentes chave, fundamentais para o rápido crescimento da indústria do poder hidráulico, incluindo sua mais famosa inovação, o desenvolvimento da bomba de palhetas equilibradas. Vickers Inc. cresceu de forma constante, sua sede foi deslocada para Detroit para estar mais próxima dos seus grandes clientes industriais e automotivos.

No período da grande depressão econômica americana, Vickers foi abordado por Frederick J. Fisher (um dos irmãos Fisher da Fisher Body – principal fornecedor de carcaças de automóveis para a General Motors) para investir na sua empresa e ajudá-la a sobreviver à crise. Eles criaram duas empresas, uma chamada Sperry Corporation, (que os Irmãos Fisher tinham controle principal) e uma subsidiária chamada Sperry Vickers, com Harry Vickers como Presidente.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, tanto Sperry Corp. como Sperry Vickers se tornaram fornecedores vitais para os construtores de praticamente todo o tipo de arma e de sistema de apoio, de aviões e navios, a tanques e equipamento de transporte. No final da II Guerra Mundial, o Almirante Harold Stark, chefe de operações navais no início da guerra, escreveu que, em sua opinião, Harry Vickers tinha feito mais do que qualquer outro civil para ganhar a guerra.

Vickers contribuiu muito para o seu país e para a indústria global, foi um dos maiores indivíduos de sua época. Ele era um amigo próximo de Douglas MacArthur, que era o presidente do conselho da Remington Rand Corporation na época em que Sperry e Remington se fundiram, no início dos anos 50, formando Sperry Rand. MacArthur continuou nesse papel na empresa resultante da fusão.

Vickers mais tarde assumiu o papel de presidente, após a aposentadoria de MacArthur’s. Ele atuou como o último presidente da Sperry Corporation entre 1952 e 1955. Ele então serviu, no título sucessor, como primeiro presidente da Sperry Rand Corporation de 1955 a 1965.

Além disso, durante este tempo, serviu como o primeiro CEO da Sperry Rand Corporation entre 1955 e 1967. Em seguida, atuou como presidente da Sperry Rand Corporation entre 1965 e 1967. Quando se aposentou em 1967, foi Presidente do Conselho, Presidente e CEO da 56º maior empresa dos Estados Unidos.
Vickers foi um piloto ativo, operador de rádio amador, um ávido golfista, pescador e caçador. Ele foi casado com Nell Wilhite e tiveram dois filhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *