Saiba como funciona um motor hidráulico

Saiba como funciona um motor hidráulico

Você sabe como funciona um motor hidráulico? Talvez o nome não lhe pareça estranho em um primeiro momento, por esse ser um equipamento consideravelmente comum em diversos tipos de empresa, porém alguma vez você já se perguntou de que forma um motor hidráulico realmente funciona e quais são as suas possíveis aplicações?

O QUE É UM MOTOR HIDRÁULICO?

Um motor hidráulico é um tipo de equipamento que precisa receber um fluído de alta pressão para funcionar. Esse fluído, em geral, é um óleo, com o mesmo chegando até o motor por meio de uma série de tubos hidráulicos, que são pressurizados com o auxílio de uma bomba hidráulica.
Para que o motor funcione corretamente, o fluído sob pressão precisa chegar até o motor, fazer com que ele gire e depois retornar para o reservatório; esse ciclo se repete diversas vezes, fazendo com que o motor permaneça em funcionamento.

EXISTE APENAS UM TIPO DE MOTOR HIDRÁULICO?

Não, no mercado você poderá encontrar diferentes tipos de motores hidráulicos, como por exemplo:

• MOTORES DE ENGRENAGEM: como o próprio nome sugere, esse tipo de motor possui duas engrenagens em seu interior, que se encontram conectadas por meio de uma caixa retangular que possui dois tubos em lados opostos, uma entrada e uma saída. Para que ele funcione, um fluído de alta pressão é introduzido no local, fluindo entre os dentes da engrenagem e a parede da caixa; como as engrenagens estão conectadas, o óleo não retorna, fazendo com que a rotação seja contínua. Esse é o tipo mais comum de motor hidráulico;

• MOTORES DE PALHETA: esse tipo de motor tem um único rotor, que gira em torno de seu próprio eixo, em um movimento de rotação, com pás que saem de um compartimento. Um fluído de alta pressão é, então, introduzido no sistema, fazendo com que as pás sejam empurradas e o motor funcione. Esse tipo de equipamento costuma ser mais barato, porém ele é menos eficiente e não é indicado para operações que envolvam baixa velocidade;

• MOTORES DE PISTÃO: o terceiro e último tipo de motor dessa lista é o de pistão, que é, basicamente, um tambor de cilindro que possui uma série de pistões em seu interior. O óleo de alta pressão, ao ser injetado no centro do sistema, faz com que os diversos pistões se movam de encontro a uma placa angular, fazendo com que ela gire e o toque seja gerado. Esse tipo de equipamento é mais caro que o de aleta, porém ele é mais eficiente e durável, sendo recomendável para operações que utilizem um alto nível de pressão ou para baixas velocidades.

ONDE SE USA ESSE TIPO DE EQUIPAMENTO?

O motor hidráulico é um dos tipos mais versáteis de equipamentos que existem, com o mesmo podendo ser utilizado para diferentes finalidades, como por exemplo para mover veículos militares, unidades de guincho ou gruas, plataformas de perfuração, unidades de alimentação ou transporte e até mesmo fornos.

ONDE ADQUIRIR UM MOTOR HIDRÁULICO?

Se você está precisando adquirir um motor hidráulico para a sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Global HP, uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado, oferecendo aos seus clientes apenas o que existe de melhor no mercado, com todos os seus produtos possuindo certificado ISO 9001:2008.

Caso você esteja precisando de ajuda, não hesite em entrar em contato. Nossos funcionários estão prontos e à disposição para auxiliá-lo naquilo que você precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *