Conheça os tipos de motores hidráulicos e suas finalidades

Conheça os tipos de motores hidráulicos e suas finalidades

 

A maior parte das pessoas já ouviu falar em um motor, afinal essa é uma peça essencial para um grande número de equipamentos. Porém, e a respeito de um motor hidráulico? Você saber dizer o que é esse tipo de equipamento ou qual é a sua importância? Caso a resposta tenha sido não, fique tranquilo, basta que você continue lendo esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.

O QUE É UM MOTOR HIDRÁULICO?

Tecnicamente falando, um motor hidráulico é um dispositivo que é capaz de converter a energia gerada pelo movimento de um determinado líquido sob pressão em movimento e energia mecânica. Colocando-se de forma mais simples, no entanto, um motor hidráulico é o mesmo que uma bomba hidráulica funcionado ao contrário; ao invés de as peças mecânicas movimentarem o fluído e garantirem que o mesmo esteja sob o nível de pressão adequada, a pressão do fluído é que movimenta as peças mecânicas.

EXISTE APENAS UM TIPO DE MOTOR HIDRÁULICO?

Não, no mercado você pode encontrar 3 tipos de motor hidráulico. São eles:

  • MOTOR DE ENGRENAGEM: conforme o seu próprio nome sugere, o motor de engrenagem possui 2 engrenagens interligadas em uma caixa retangular. Em um dos lados, existe um tubo que injeta óleo no sistema. O óleo é injetado em alta pressão e passa pelas engrenagens, fazendo com que elas girem. As engrenagens são construídas de uma forma que não é possível que o óleo que passou retorne pelo mesmo caminho, com o mesmo sendo retirado do sistema por um tubo na outra extremidade, o que faz com que o motor trabalhe de forma contínua. O motor de engrenagem opera melhor em altas velocidades. Ele é um pouco mais ruidoso que os demais, porém tem um preço consideravelmente atrativo.
  • MOTOR DE PALHETA: o motor de palheta conta com um único rotor, havendo uma série de palhetas (daí o seu nome) saindo de dentro de um compartimento. O óleo é injetado no sistema em alta pressão, por meio de duas portas de entrada, localizadas em cada uma das extremidades do motor, o que faz com que as mesmas se movam e, com isso, girem o rotor. Esse tipo de motor não é tão eficiente como o de pistão, não tolerando baixas velocidades. Seu preço, no entanto, é um dos mais convidativos;
  • MOTOR DE PISTÃO: o motor de pistão, por sua vez, são compostos de um tambor que contém diversos pistões. O óleo, em alta pressão, é colocado nesse tambor e forçado, por meio de um dispositivo, até cada um desses pistões, forçando-os para fora de encontro a uma placa angular. Ao empurrar essas placas, os pistões fazem com que elas girem, o que gera o torque. Esse é um dos melhores tipos de motor que existe, já que eles têm alta eficiência e são duráveis, além de trabalharem bem com alta pressão e baixas velocidades.

ONDE ADQUIRIR MOTOR HIDRÁULICO COM SEGURANÇA?

Caso você esteja pensando em investir em um motor hidráulico, não deixe de entrar em contato com a Global HP, uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado, possuindo ampla experiência não apenas em motor hidráulico, mas também em outros tipos de produtos, como por exemplo bombas, válvulas e acessórios hidráulicos, todos devidamente certificados com ISO 9001:2008. Nossa equipe de profissionais está pronta e à disposição para ajudá-lo a encontrar a solução ideal para a sua necessidade – o auxílio de uma empresa especializada, aliás, é muito importante na hora de adquirir um motor hidráulico, já que esse é um tipo de equipamento que precisa ser cuidadosamente selecionado, considerando-se uma série de especificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *