Tipos de filtros hidráulicos

filtros-elementos-filtrantes-1-680x320-1

Nem só de equipamentos que ajudam a fluidez e eficiência dos fluidos dentro do sistema vivem os componentes de um complexo hidráulico como um todo. É necessário também acompanhar de perto o que e como podemos evoluir dentro daquilo que já sabemos que é possível de fazer, mas que sempre há espaço para a evolução. Na hora de garantir maior pureza e qualidade dos fluidos, os sistemas hidráulicos precisam de filtros funcionais e eficazes.

As máquinas se desenvolvem e mudam para todos os setores do mercado. Com os filtros, não podia ser diferente. Eles foram sendo criados de forma com que se enquadravam nas novas possibilidades de procedimento e, por isso, estão em diversos maquinários de operação, como torno e fresas. O principal objetivo dos filtros é a remoção de impurezas que podem prejudicar a evolução, funcionamento e a capacidade do sistema hidráulico. Por isso, eles fazem a separação de impurezas que podem ficar de forma negativa pelo caminho, proporcionando a degradação dos componentes.

Funções dos filtros hidráulicos

Para o caso de sistemas que são formados por óleos, há a necessidade de manter as impurezas distantes dos componentes para que não aconteça perda de potência e também desgaste. É preciso retirar as impurezas, melhorar o deslizamento das superfícies metálicas e também agilizar a evaporação térmica, evitando baixa na precisão e incentivando proteção contra corrosão. Há os filtros de pressão, retorno e sucção.

No caso dos filtros de pressão, estão localizados na saída da bomba, para aguentar uma maior pressão do sistema e, ainda assim, reter partículas que derivaram-sedo filtro de sucção e da bomba, garantindo maior vida útil aos componentes presentes após a linha de pressão. Também fazem a proteção de sistemas ou componentes críticos e complexos.

Os filtros de retorno estão presentes na linha de retorno dos sistemas,proporcionando a remoção de pequenas partículas presentes no fluido derivadas do sistema por onde o fluido passou antes de seu retorno para o reservatório.

Por fim, os filtros de sucção são para proteção da bomba e estão presentes na linha de sucção do sistema. Devem ser usados como filtro mais “aberto”, mantendo a depressão de sucção baixa.

Agora que você está por dentro do funcionamento de cada um dos filtros usados em sistemas hidráulicos, conte com o time da Global para garantir que você tenha os equipamentos adequados para o que precisa. Nosso time está à disposição para ajudar você a encontrar a sua solução ideal, e também para ser a sua escolha em qualquer situação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *