Válvulas pneumáticas: saiba tudo sobre elas

Válvulas pneumáticas saiba tudo sobre elas

 

Pertencente ao circuito pneumático, as válvulas servem para controlar a direção, pressão ou vazão do ar comprimido. O equipamento é caracterizado por válvulas direcionais de 2, 3, 4 ou 5 vias, de pressão, de bloqueio e reguladores de vazão. As válvulas pneumáticas podem ser subdivididas por comandos e sinais de comando.

As válvulas pneumáticas ainda circulam o ar de um sistema pneumático, que é responsável por inibir o fluxo de um dispositivo. O equipamento pode apresentar diferentes números de entradas de ar, as quais criam diversos padrões de escoamento.

Tipos de válvulas

As válvulas apresentam tipos direcionais, de bloqueio, pressão e reguladoras de fluxo.

  • Válvula Direcional: O equipamento no modelo direcional tem como função orientar a direção que o ar deve seguir para então realizar o trabalho proposto. A válvula direcional pode ser operada manualmente, elétrica e na opção mecânica. O modelo da válvula é calculado conforme gráfico de operação e instalação fornecido, normalmente, pelo consumidor.
  • Válvula Reguladora de fluxo: Outro modelo de válvula pneumática é a de reguladora de fluxo, que a tem função de restringir a quantidade de ar para controlar a velocidade do cilindro. O equipamento pode apresentar ação fixa ou variável, sendo unidirecional ou bidirecional.
  • Válvula de Pressão: A válvula de pressão tem como objetivo influenciar e ser manipulada pela intensidade de pressão de um sistema, sendo utilizada para fornecer segurança ao sistema e de demais aplicações.
  • Válvula de bloqueio: Ainda existe o equipamento no modelo de bloqueio, utilizado para bloquear o fluxo de ar preferencialmente em um sentido e o liberar no sentido oposto.

Como escolher a válvula pneumática?

As válvulas pneumáticas são equipamentos muito úteis, sendo altamente recomendada a consulta em uma empresa especializada no setor. Diante disso, a Global HP, apresenta uma variedade de equipamentos da linha a fim de atender e esclarecer as dúvidas de todo o público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *