Os cilindros ou atuadores lineares são elementos dos mais importantes para os sistemas industriais do qual fazem parte. Eles são responsáveis por transformar a energia vinda de forma hidráulica ou pneumática em força e potência para energia mecânica, produzindo movimento e impulso para todo o sistema.

Por estarem em contato com cargas muitas das vezes elevadas, é preciso equipar o seu sistema para que os cilindros não sejam fragilizados ou percam controle do trabalho que estão exercendo. Para isso, é preciso estar com velocidade de extensão e retração, variação de pressão e força em ordem.

Os tipos de controle que temos em circuitos hidráulicos e pneumáticos se dão por meio de válvulas que se dividem genericamente como controladoras de pressão, reguladoras de vazão e direcionais, onde estão diretamente vinculadas ao trabalho exercido pelo cilindro.

Com o controle proporcionado pelas válvulas controladoras de pressão, conseguimos gerenciar a força do atuador baseado na pressão atuando sobre determinada área (área de avanço e área de retorno do atuador linear). Com o controle proporcionado pelas válvulas reguladoras de vazão, conseguimos gerenciar o fluxo de óleo que será administrado no sistema estando diretamente vinculado com a velocidade que o atuador linear terá para exercer o trabalho. Com as válvulas direcionais conseguimos direcionar o sistema de acordo com a necessidade e lógica estabelecida, alternando os movimentos dos cilindros entre ora movimento de avanço, ora movimento de retorno.

Como controlar cilindros em um sistema pneumático

Para controlar a velocidade do cilindro em um sistema pneumático, é preciso contar com a ajuda de uma conexão reguladora de fluxo (vazão) podemos optar por válvulas combinadas para controlar o cilindro. Ela permitirá que a passagem de ar vá normalmente em um sentido, porém irá restringir o fluxo no sentido oposto. Um parafuso ajustado acima da conexão também é capaz de restringir mais ou menos a passagem de ar, gerenciando diretamente a vazão de ar aplicada ao cilindro que necessitamos para realizar o trabalho.

Como controlar cilindros em um sistema hidráulico

Os cilindros mais usados em sistemas hidráulicos são os de dupla ação, que contam com um pistão e uma haste. Eles me movimentam de acordo com a pressão do fluido, que conta com duas entradas próximas ao fim de cada cilindro. Os fluidos passam seguindo a direção aplicada pela válvula de controle direcional, que podem deixar as entradas abertas e fechadas dependendo da direção do fluxo.

A válvula de controle utilizada normalmente para esse tipo de cilindro é a de quatro vias. Ela é a escolhida por poder ser posicionada de forma que direcione o fluido sob pressão tanto para o fim do cilindro como para o lado contrário. Ela permite que o fluido se desloque pelo cilindro por meio da válvula de controle regular e chegue até a válvula de retorno ou ao sistema pneumático.


Entendeu como controlar os cilindros de forma correta para cada tipo de sistema que pode ter em sua indústria? Agora é hora de contar com o time da Global para garantir que você tenha os equipamentos adequados para o que precisa. Nosso time está à disposição para ajudar você a encontrar a sua solução ideal, e também para ser a sua escolha em qualquer situação!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *