Como funcionam os cilindros e pistões de ação dupla?

 
Grande parte dos cilindros e atuadores de pistão são de dupla ação, o que significa que o fluido sob pressão pode ser aplicado em qualquer lado do pistão e assim empregar força a fim de fornecer movimento.

O cilindro hidráulico de ação dupla contém um pistão e uma haste. O movimento de ambos em qualquer direção é produzido por pressão do fluido. As duas entradas de fluido, ambas perto de cada fim do cilindro, alternam entre abertas e fechadas dependendo da direção do fluxo pela válvula de controle direcional. Este atuador é conhecido como um cilindro atuador desbalanceado, pois existe uma diferença entre as áreas efetivas de trabalho em ambos os lados do pistão. Assim sendo, este tipo de cilindro é normalmente instalado a fim de que o lado maior do pistão carregue a carga maior.

Uma válvula de controle direcional de quatro vias é normalmente utilizada para controlar a operação deste tipo de cilindro. Ela pode ser posicionada para direcionar o fluido sob pressão tanto para o fim do cilindro, permitindo que o fluido deslocado flua do lado contrário do cilindro através da válvula de controle e chegue à válvula de retorno ou à atmosfera do sistema pneumático.

Existem aplicações para este tipo de cilindro quando se faz necessário mover dois mecanismos de uma vez só. Neste caso, o pistão de atuação dupla dos cilindros atuantes, que possuem um design diferente é indispensável.

Este atuador contém dois pistões e conjuntos de hastes para pistão. O fluido é levado através da entrada por uma válvula de controle direcional de quatro vias e move os pistões para fora, assim, os mecanismos ligados às hastes dos pistões se moverem. O fluido na lateral da haste de cada pistão é forçado a sair do cilindro através de duas outras entradas ligadas por uma linha em comum na válvula. O fluido deslocado então passa pela válvula de controle para a linha de retorno ou para a atmosfera.

Quando o fluido sob pressão é levado para dentro do cilindro, então ambos os pistões se movimentam para dentro, movendo também os mecanismos ligados a eles. O fluido entre os dois pistões fica livre para fluir do cilindro através de uma entrada pela válvula de controle.

A haste se estende através de todo o corpo do equipamento e para fora através de ambas as extremidades do cilindro. Uma ou as duas extremidades podem ser ligadas a um mecanismo manual e nestes casos o cilindro fornece áreas iguais nos lados do pistão. Nesse sentido, a mesma quantidade de fluido e força é utilizada para mover o pistão a certa distância em qualquer direção.

A Global HP está à disposição para atender suas necessidades acerca de cilindros e sistemas hidráulicos e pneumáticos em geral.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *