Um cilindro pneumático utiliza a pressão de um gás para desempenhar seu trabalho, especificamente trabalho linear. A palavra “pneumático” vem do grego e se refere ao ar, que é o menos caro e mais comum tipo de gás usado em cilindros pneumáticos. Ar pode ser facilmente adquirido e comprimido para reabastecer os sistemas pneumáticos, e não apresenta o mesmo risco que outros gases. Alguns gases inertes podem ser utilizados ao invés do ar, mas estes devem ser pedidos e produzidos pré-comprimidos em tanques e possuem usos limitados.


Tipos de cilindros

O cilindro por si só contem uma câmara para a entrada do ar comprimido, um embolo que tem um trajeto linear, e outra câmara que é comprimida, expulsando o ar dessa câmara, o cilindro é quem faz a maior parte do trabalho envolvido em algum tipo de sistema de ação da qual o pistão faz parte. Existem diversos tipos de sistemas de ação diferentes para cilindros pneumáticos, e cada um fornece um tipo de força levemente diferente.

A primeira e mais simples versão é o cilindro de ação única, onde um sistema de pistão orientado força o ar comprimido através da válvula solenoide de volta ao pistão. Esse ar altamente comprimido busca então a forma mais fácil de sair, e emprega uma grande quantidade de força na face do pistão. A área da superfície do pistão, ou o diâmetro, afeta diretamente o quão fácil será para que o ar seja impulsionado ao pistão.

Quanto mais largo o diâmetro, mais fácil o ar irá movê-lo, até que o peso se torne por si só um fator significante. Assim que o pistão é movido para fora, o ar sai pelas válvulas de escape que são posicionadas cuidadosamente mais para baixo do cilindro. O pistão então volta naturalmente para o lugar, até que outra explosão de ar comprimido seja disparada no cilindro.

O cilindro de ação única pode ser modificado com um mecanismo de energia potencial elástica, inserido entre o fim do cilindro e a lateral do pistão oposto ao local de entrada do ar comprimido. Esse sistema funciona de forma similar ao padrão, mas depois que o ar comprimido é liberado, o pistão é impulsionado de volta a sua posição original no fim do cilindro pela elasticidade. Esse sistema é utilizado para movimentação repetitiva e linear, envolvendo cargas pesadas, e que necessita de grande força de ar comprimido para completar sua tarefa.


Sistemas de ação dupla

Outros cilindros possuem um sistema de ação dupla, ou seja, utilizam válvulas para injetar duas diferentes correntes de ar comprimido, alternando na lateral do pistão. Uma explosão de ar comprimido impulsiona o pistão para fora, e outra explosão impulsiona-o para sua posição inicial. Nesse sistema mais ar comprimido é necessário, e como outros a pressão do ar utilizado precisa ser cuidadosamente controlada.

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