Um sistema hidráulico possui diversas válvulas para controlarem os fluidos em diferentes momentos de operação. Neste cenário, uma válvula de controle de pressão regula a pressão de entrada e de saída com um nível definido previamente, contando também com a ajuda de um regulador de fluxo associado quando necessário. Fato é que todo esse controle é realizado por válvulas e é baseado numa lógica implementada no sistema para execução de trabalho, o que nos leva a entender o que é um compensador de bomba que possui a mesma função para ajustes destas grandezas hidráulicas.

Existem diversos tipos de compensadores para bombas hidráulicas, desde compensadores de controle direto até por acionamento remoto, o que vai de encontro à necessidade de implementação no sistema hidráulico. Esses compensadores de modo geral possuem a função de controlar fluxo e a vazão do sistema por meio de ajustes refinados da bomba hidráulica para uma automatização do processo e economia energética.

Depois de entender o que um compensador faz no sistema, é preciso entender mais sobre como aplicar a bomba A10VSO dentro de seu equipamento ou maquinário industrial e de que forma um compensador poderá ser atuado.

O que é a bomba A10VSO

Esse estilo de bomba é do tipo axial e variável e, por isso, realiza o deslocamento variáveis e com diferentes compensadores mecânicos e elétricos para ajudarem em sua aplicação no sistema e na variação da pressão necessária para se adequar ao funcionamento ideal. Normalmente ela é demandada para aplicações de alta pressão e, por isso, válvulas de compensação se fazem necessárias para o seu sistema funcionar em ordem.

Possuem têm um conjunto rotativo de alto desempenho e pode ser montada dentro e fora do reservatório do sistema hidráulico tanto na vertical como na horizontal, por terem um ótimo poder de sucção. Tem maior passagem de fluxo de fluido, mas também é preparada para ter uma longa vida útil, já que suas peças são de qualidade e alta resistência.

Características da bomba A10VSO

Por serem variáveis, as bombas A10VSO podem gerenciar uma vazão que é proporcional ao volume de deslocamento e à rotação de acionamento necessária, podendo até ter uma vazão progressiva por conta de seu disco inclinado acionado pelo sistema de “loadsensing”, que nada mais é que um controle de fluxo do sistema para o atuador do manter uma linearidade de trabalho.

As bombas desse tipo possuem flange de montagem padrão ISO e conexões flangeadas do tipo SAE, além de duas conexões de dreno e um acionamento traseiro para caso seja necessária em um modelo de circuitos múltiplos. Elas são adequadas para sucção, com baixo nível de ruído e alta durabilidade. Sua pressão pode ser contínua com cargas tanto axiais como radiais em seu eixo de acionamento.

Como usar compensadores em bombas A10VSO

Esse tipo de bomba pode ser equipada com controles hidráulicos e eletrônicos que funcionem no tipo de sistema com fluido para que, além do controle da pressão dinâmica – que pode ser alto -, também haja um controle proporcional de vazão e também de economia de energia.

Já sabe como as bombas do tipo A10VSO funcionam e por que precisam de aplicação de compensadores? Agora conte com o time da Global para garantir que você tenha os equipamentos adequados para o que precisa. Nosso time está à disposição para ajudar você a encontrar a sua solução ideal, e também para ser a sua escolha em qualquer situação!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *