Podemos afirmar que energia é uma das grandezas físicas fundamentais para a atividade humana e possui um significado direto, sendo expresso por “grandeza com potencial especifico destinavel a execução de ação ou trabalho”. Nos maquinários hidráulicos, gerenciamos essa grandeza por meio de componentes que interligados entre si produzem ações que são essenciais para a produção do trabalho diário nas mais diversas indústrias.

Para compreender a hidráulica é necessário entender um pouco sobre alguns conceitos físicos ligados à força, resistência, energia, trabalho e potência. A começar pela força que é qualquer influência capaz de produzir uma alteração no movimento de um corpo, a resistência é a força que pode parar ou retardar esse movimento, como o atrito e a inércia.

Para produzir a energia hidráulica, o motor elétrico ou a combustão produzindo energia mecânica vai acionar a bomba, que tem por função converter a energia mecânica absorvida em energia hidráulica para o sistema, energia que será administrada por meio de válvulas com as funções de direcionar e regular o fluxo e a pressão do sistema de acordo com a função aplicada. Por fim um atuador vai converter energia hidráulica em mecânica (linear ou rotacional), agora com elevado potencial de trabalho.

Na transmissão de energia hidráulica, a energia vai ser transferida através do fluxo de fluido pressurizado por meio das válvulas e tubulações. Para quase todas as máquinas a energia que realiza o trabalho é a energia mecânica e por isso há a necessidade de um atuador que vai converter a energia hidráulica em mecânica após todo o processo no sistema do maquinário hidráulico.

O ponto essencial a ser levantando quando falamos dessas conversões de energia é a característica da energia inicial até a energia final que executará o trabalho. A particularidade do sistema hidráulico está na potencialização dessa energia inicial com extremo grau de precisão (dependendo do sistema aplicado) de forma compacta ao comparar com outros meios de aumento de energia, gerando o trabalho solicitado pela maior parte dos maquinários industriais para obtenção de elevadas forças, seja rotacional ou linear.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *