Cilindros hidráulicos são dispositivos de atuação que usam fluido hidráulico pressurizado para produzir força em movimento linear, habitualmente são usados ​​em uma variedade de aplicações de transferência de força e podem ser de ação simples ou dupla. Um cilindro hidráulico de ação única (simples) é pressurizado para movimento em apenas uma direção, ou seja, aplica força em um sentido e seu retorno é realizado por outra força (mecânica) enquanto um cilindro hidráulico de ação dupla pode se mover ao longo do plano proporcionando força tanto no seu avanço quanto retorno.

As especificações operacionais importantes para cilindros hidráulicos incluem o tipo de cilindro, curso, pressão máxima de operação, diâmetro do embolo e diâmetro da haste. O curso é a distância que o pistão percorre no cilindro. Os cilindros hidráulicos podem ter vários comprimentos de curso, de frações de uma polegada a muitos pés. A pressão máxima de operação é a pressão máxima de trabalho que o cilindro pode sustentar. O diâmetro se refere ao diâmetro do embolo do cilindro. O diâmetro da haste se refere ao diâmetro da haste ou pistão usado no cilindro.

Certificação ISO, qual a sua aplicação em cilindros hidráulicos?

A certificação ISO é importante em qualquer tipo de componente hidráulico, pois vai indicar quais aplicações industriais e locais onde os cilindros serão usados ​​em condições extremamente árduas e onde uma longa vida útil com manutenção mínima e chance mínima de falha. A série de cilindros ISO 6020/6022 atende aos requisitos mais rigorosos e aqui na Global HP são desenvolvidos especificamente para a indústria utilizando todas as especificações necessárias.

Mas como decidir sobre o cilindro ISO ideal?

Cada tipo de cilindro hidráulico vai acompanhar certas especificações que vão ir de encontro com a necessidade da aplicação, existem normas para cilindros hidráulicos que vão padronizar suas dimensões, a pressão de operação que conseguem trabalhar e etc. Há algumas diferenças entre os cilindros de ISO 6020 e ISO 6022.

Cilindros Hidráulicos ISO 6020 trabalham sob uma pressão de até 160 bar, ao contrário dos cilindros ISO 6022 que operam sob uma pressão de trabalho de até 250 bar devido a sua característica construtiva. Já os tipos de fixação do primeiro atingem 14 tipos diferentes, 5 a mais que o segundo que atinge até 9 tipos de fixações.

Outra forma de diferenciar os cilindros e saber se o mesmo se adequa à sua necessidade é ter em mente as dimensões do êmbolo e da haste de cada cilindro. No caso dos cilindros ISO 6020 o êmbolo tem diâmetros padronizados de 25 a 200mm, com haste de 12 a 140mm e cursos de até 3 metros. Cilindros de ISO 6022 atingem um diâmetro de 50 a 500mm e haste de 32 a 360mm com curso de até 6 metros. A velocidade da haste não varia entre um e outro cilindro, indo até o.5m/s e vai depender das conexões utilizadas. Então, já sabe qual norma se adequa mais às suas necessidades?

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *