Blocos Manifold Padrão

Os condutores hidráulicos são divididos em diversos tipos de tubulações e conexões empregados para transportar energia hidráulica gerada pela bomba aos atuadores do sistema. Dentro desses tipos de tubulações, encontramos o bloco manifoldsingularizam o sistema e permitem as interligações dos componentes do sistema sem a utilização de tubos ou mangueiras.

Trata-se de blocos de aço com furações internas interligadas que conectam componentes, permitindo o controle lógico do sistema hidráulico de acordo com a necessidade aplicada, distribuindo o óleo pressurizado substituindo grande parte da tubulação externa que poderia haver no projeto.

Os sistemas hidráulicos com blocos Manifold são facilmente adaptáveis e podem ser adicionados a outros blocos, criando uma vasta gama de possibilidades. A fabricação de um Manifold pode ter como norte uma usabilidade específica que pode influenciar em sua construção através de algumas etapas:

1 – Tipo de Manifold: Informações importantes como em que tipo de máquina e finalidade o Manifold será utilizado, tipo de fluido, precisão da máquina e nível de segurança, tipos de movimentos e sequências, pressão do fluido são dados fundamentais para o desenvolvimento do componente.

2 – O Projeto Hidráulico: indispensável em qualquer tipo de sistema hidráulico, exigindo o conhecimento de um especialista apto para escolher os melhores materiais e a melhor forma de instalar os componentes. Junto ao projeto deve haver uma lista de checagem dos materiais utilizados, assim como suas dimensões e especificações.

3 – Orçamento do projeto: Considerar os gastos com todo o sistema e a aplicabilidade dos blocos Manifold dentro deste orçamento.

4 – Desenho do produto: o engenheiro de produto desenvolveo desenho do bloco Manifold junto às especificações do projeto.

5 – Matéria prima e equipamento para fabricação: após ter em mãos o projeto do bloco, a engenharia responsável organiza todo o equipamento e matéria prima para a produção do bloco.

6 – Usinagem e montagem: Agora é o momento da matéria prima entrar em processo de usinagem, onde ocorrem as operações de serragem do bloco, furação, desbaste, acabamentos e etc. Após esses processos ocorre a remoção de rebarba do bloco, onde são retiradas partes dispensáveis do processo de usinagem. A montagem começa com a lavagem do Manifold, que em seguida é inspecionado, verificando seu acabamento, furações e dimensões. A etapa final consiste em inspecionar o bloco Manifold em uma bancada onde será simulado o funcionamento docomponente, verificando por exemplo, a pressão e a vazão do bloco.

As aplicações usuais para o bloco normalmente ocorrem em maquinário industrial, no processamento de alimentos, na produção de peças e materiais da indústria, equipamentos agrícolas, forças armadas, construção civil, entre outros. Os blocos Manifolds podem reduzir espaço nestes equipamentos, colaborando na linha de montagem e na produção industrial.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *