Conheça mais sobre sistemas hidráulicos de circuito fechado

Sistemas hidráulicos de circuito fechado são encontrados normalmente em máquinas móveis, como tratores e em máquinas industriais, como esteiras. No maquinário hidráulico de circuito fechado, o fluido flui diretamente de uma bomba de pistão para um motor e retorna diretamente para a bomba sem entrar em um reservatório, ou seja, a vazão e a direção do fluido controlam o motor e o sistema pode operar em qualquer direção com a mesma dinâmica.

Para controlar a velocidade e a direção, este tipo de sistema possui um controlador de deslocamento da bomba que pode ser de origem manual ou até mesmo elétrica. Se o operador fornecer tal sinal por meio de um sinal elétrico de controle, por exemplo, o ângulo da placa oscilante da bomba aumentará para fornecer fluido ao motor e fazê-lo operar proporcionalmente ao sinal de acionamento. Se o operador aumentar mais o sinal elétrico, o ângulo da placa oscilante aumenta o que resulta em maior deslocamento de fluido. O que significa que mais fluido é entregue ao motor, que gira ainda mais rápido.

Modos de controle fácil operação

No caso de um acionamento mecânico (alavanca, por exemplo), se o operador puxar a alavanca de controle de volta para a posição neutra, o fluxo será interrompido. Se a alavanca for puxada para trás na direção oposta, o deslocamento será revertido, enviando o fluido na direção oposta para girar o motor na mesma direção.

Segurança na operação

O sistema hidráulico de circuito fechado oferece uma maneira de controlar com precisão a velocidade e a direção de um motor. Se fosse um circuito aberto, o fluido seria transportado para um reservatório ao invés de voltar para a bomba. Sem um grande reservatório de fluido para auxiliar na dissipação do calor, a alta temperatura gerada é mais pesada e crítica com risco de superaquecimento em sistemas de circuito fechado. Este superaquecimento pode ser evitado por meio de um sistema alternativo de válvulas que com uma função lógica especifica diminuem a temperatura do óleo, descarregando parte do fluido em um filtro com resfriador.

Este tipo de sistema normalmente apresenta uma bomba de reabastecimento menor, que puxa o fluido filtrado e resfriado de um pequeno reservatório e o bombeia para o circuito para substituir as perdas de óleo. Para proteger o sistema de pressões excessivas, os sistemas de circuito fechado também costumam apresentar uma válvula que controla o aumento da pressão além da capacidade do motor, enviando o fluxo do fluido de volta à bomba, protegendo-a de picos de pressão.

Estes sistemas costumam ser compactos, leves e de fácil controle do motor, razão pela qual são geralmente usados ​​em aplicações de transmissão de energia, com mais opções de controle e direcionamento do fluxo de fluido sendo econômico e de bom custo benefício.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *