O sistema hidráulico é um conjunto de componentes hidráulicos individuais, conectados entre si, que distribuem uma forma de transferência hidráulica.

Tem como conceito básico uma bomba que converte potência mecânica em hidráulica, válvulas que controlam a direção e o nível de pressão do fluxo desta bomba pormeio de um motor (rotativa) ou um cilindro (linear) como atuador, que então converte a potência hidráulica em mecânica.

Para servo sistemas, ou seja, sistemas operacionais automatizados com elevado grau de precisão e controle normalmente por meio de malha fechada, temos como estrutura básica elementos singulares e precisos comoservo cilindros e/ou motores, elementos de controle como sensores e transdutores, servo válvulas/proporcionais, tubulações, dispositivos de medição e uma fonte de potência hidráulica.

No contexto geral a servo válvula hidráulica é um componente que vai direcionar o fluxo gerenciando a vazão e a pressão oriundas do sistema e da bomba que libera potência hidráulica por meio dos fluidos, até converter em energia mecânica seja através dos motores ou dos cilindros.

O uso da servo válvula hidráulica tem sido bem comum, por conta da diversidade de opções e controle que esse tipo de peça oferece em comparação com outros tipos de equipamento. Sua precisão e compatibilidade são os principais motivos pela escolha desse sistema.

Servo válvulas/proporcionais

São válvulas que funcionam normalmente em um padrão de posições de malha fechada, funcionando por mecanismos remotos e gerenciáveis. Sua vantagem está no funcionamento dinâmico do sistema hidráulico, em movimento contínuo, sem interrupções. Além disso, traz segurança em conjunto a sistemas elétricos isolados, é ajustável através de softwares de controle, velocidade contínua e permanente. Essa válvula é construída sob a norma ISO-4401, que garante a compatibilidade com sistemas hidráulicos e sua manutenção.

A servo válvula hidráulica necessita, assim como qualquer peça de um sistema hidráulico, de manutenção periódica e preventiva, para eliminar riscos de acidentes ou falhas. Saber antecipadamente o tipo de uso da peça para seu projeto é muito importante, por isso a busca por um bom profissional que esteja atento às normas e técnicas de seus componentes, só ele vai verificar a compatibilidade e direcionamento para seu uso no sistema hidráulico.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *