Um filtro hidráulico é uma peça essencial que faz parte do sistema de máquinas da indústria hidráulica. O filtro tem como objetivo realizar a separação de substâncias sólidas presentes no fluido hidráulico, essa separação é feita para que os outros equipamentos não sejam danificados com esse fluido. 

Existem diferentes modelos de filtros que podem ser usados na indústria hidráulica, mas cada modelo é adequado para uma determinada aplicação. A utilização do filtro certo é essencial para que o sistema hidráulico desempenhe as atividades com eficiência e traga um bom custo benefício para empresa.

Falhas no sistema hidráulico? Pode ser o filtro!

Na maior parte das vezes o sistema hidráulico que apresenta alguma falha ou mau funcionamento pode estar necessitando de uma manutenção para troca de seu filtro.

A falta de filtragem adequada dos fluídos que passam pelosistema hidráulico, afetam toda a produção, e nesse momento é necessário solicitar uma manutenção feita com profissional especializado que saberá escolher o melhor filtro hidráulico industrial que evitará que o problema apareça novamente.

Os filtros hidráulicos foram planejados para grandes sistemas industriais, existe no formato de sucção, pressão ou de retorno.

O filtro é escolhido de acordo com a necessidade que a indústria apresenta e o tipo de liquido que ela utiliza em sua produção.

Tipos de filtros utilizados na indústria hidráulica

Filtros de sucção

Esse tipo de filtro fica localizado na conexão da entrada da bomba realizando a função de prevenir a bomba de qualquer contaminação que os fluidos podem ocasionar. Como esses filtros de sucção são montados na entrada da bomba, devem ser devidamente dimensionados para que não acarretem problemas (cavitação) diretamente ao elemento conversor de energia mecânica em hidráulica.

Filtros de pressão

Os filtros de pressão ficam localizados após a bomba e protegem todo o sistema de pressão.Existem diversas vantagens quando se usa os filtros de pressão, uma delas é a proteção especifica de componentes finos e precisos de controle do sistema hidráulico como o caso de uma servoválvula.

Os filtros de pressão permitem que o sistema utilize materiais de alta eficácia e de baixa micragem, realizando uma filtragem fina devido à pressão que auxilia o fluído a ser filtrado.

Filtros de retorno

Quando o sistema hidráulico possui componentes sensíveis, o ideal é que seja feita a utilização dos filtros de retorno. Os filtros de retorno são instalados exatamente na linha que retorna o fluído ao reservatório, sendo os últimos componentes pelo qual os fluidos passam antes de entrar no tanque.

Aqui na Global trabalhos com os melhores filtros voltados para indústrias hidráulicas. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos produtos disponíveis pra te ajudar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *