As simbologias hidráulicas representam funções, modo de operação e funções externas constituídas dentro de um sistema. Serve para facilitar à informação que auxilia na interpretação de diagramas hidráulicos que se tornam complexos sem a ajuda desta simbologia. A disposição de cada símbolo junto ao diagrama de componentes permite ao profissional o entendimento profundo daquele sistema em questão.

De acordo com a norma direcionada à simbologia de componentes hidráulicos, as simbologias devem ser construídas a partir de símbolos básicos e elementos funcionais, que não possuem a intenção de mostrar a constituição física dos componentes e não representam suas dimensões normais.

A simbologia hidráulica atrai a maioria daqueles profissionais que desejam aprender mais sobre energia fluida, por isso, ler qualquer esquema com mais de três símbolos pode ser assustador se sua experiência for limitada, mas não é impossível aprender. Na verdade, énecessário apenas um nível básico de compreensão de como os símbolos funcionam e como são organizados em um diagrama, porém a maior dificuldade encontrada é entender por que um determinado símbolo é usado em um circuito e normalmente esse entendimento vem com o tempo de prática.

Principais símbolos utilizados

Linha contínua, traço e ponto, tracejada, linha dupla

Os elementos básicos de qualquer esquema são as linhas de vários tipos. A linha mais comumente usada é o estilo tradicional que pode ser feito com qualquer lápis e papel e que aprendemos quando crianças nas aulas de artes. Trata-se de uma linha multifuncional, utilizada para todas as formas comuns (como quadrados, círculos e losangos), além de representar condutores de fluidos, como linhas de sucção, pressão e retorno em seu formato contínuo. A tracejada representa linha de pilotagem e dreno, traço e ponto indicam funções de componentes, as duplas costumam representar cilindros ou outras uniões mecânicas.

Quadrado básico

Um quadrado é usado principalmente para válvulas de vários tipos; válvulas de pressão e válvulas direcionais são o uso mais comum, por exemplo, um único quadrado é usado para cada válvula de pressão simplificada, válvulas de alívio, válvulas redutoras de pressão, válvulas de contrapeso, válvulas de sequência, solenoides e etc.

Setas ou flechas

Se quebrarmos o símbolo da válvula de alívio, podemos ver mais algumas formas que ainda não falamos, como flecha ou setas, que na maioria dos casos se não são usadas indicam que o fluido pode fluir em qualquer direção, o contrário seria indicar o fluxo do fluido através da seta. Se ela acompanha uma linha tracejada pode indicar que a válvula é operada diretamente pela pressão na entrada do fluido piloto. Em outros casos, a seta representa níveis de ajustes dos componentes como regulagem de mola de uma válvula ou amortecimento do fim de curso de um atuador linear, por exemplo.

Conjunto de retângulos anexados

Costumam ser usados em símbolos que determinam funções de válvulas direcionais, normalmente estão em conjunto e representam uma das posições possíveis da válvula. Ele pode então ser deslocado para o envelope esquerdo ou direito, essencialmente, reverter o fluxo para fora das portas de trabalho. Os símbolos da mola estão localizados acima de cada um dos símbolos do quadrado solenoide, e isso representa solenoides duplos com função centrada na mola.

Círculos

Os círculos representam bombas e motores em 90% dos símbolos usados ​​e também podem ser usados ​​em válvulas de retenção ou medidores de pressão. Em um exemplo básico podem conter setas triangulares que representam a direção que o fluido toma, no caso das bombas, está voltado para fora e, nos motores, está voltado para dentro. Os motores costumam ser bi-rotacionais e também têm um triângulo na parte inferior, permitindo que o fluido entre em qualquer uma das portas. O símbolo da bomba de deslocamento variável com compensação de pressão varia amplamente e, às vezes, é mostrado apenas com uma seta dentro do círculo.

Losango

A última forma básica comumente usada em simbologia hidráulica é o losango, que representa dispositivos de condicionamento, como filtros, aquecedores ou resfriadores. Você pode imaginar a linha tracejada que divide o símbolo do filtro e age para interceptar as partículas à medida que elas passam. Para o refrigerador, as duas setas externas representam o calor que irradia do refrigerador. Finalmente, o trocador de calor é mostrando o caminho do fluido de entrada e saída que remove o calor do sistema.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *