Unidades hidráulicas são equipamentos constituídos de diversos componentes ligados entre si com uma função lógica aplicada para execução de trabalho. Geralmente estes componentes incluem um motor elétrico, um reservatório de fluido e uma bomba, que são responsáveis de acionar atuadores e outras peças complementares de um determinado sistema hidráulico.

Um sistema hidráulico emprega fluido confinado para transferir energia hidráulica de uma fonte para outra e, subsequentemente, criar movimento rotativo, movimento linear com força e precisão. A unidade fornece a energia necessária para a execução de trabalho e aplica controle de direção, velocidade e potencia necessárias para a otimização e aplicabilidade do maquinário industrial.

Componentes de uma unidade hidráulica

Existem diversos componentes que podem ser aplicados em uma unidade hidráulica. É importante observar que todos esses componentes vão de encontro à lógica aplicada a determinado maquinário. São os componentes:

Acumuladores

Componentes responsáveis por armazenar o fluido quando o sistema estiver sob pressão, amortecer choques, conservar pressão, garantir segurança ao sistema, liberar líquidos e ser fonte de energia para a bomba principal como uma reserva do sistema. 

Bombas:

Elemento fundamental em uma unidade hidráulica e tem por função converter energia mecânica rotacional em energia potencial hidráulica por meio de vazão ao sistema. Encontramos no mercado uma variedade enorme de bombas que podem ser aplicadas nos mais diversos sistemas de acordo com a necessidade aplicada.

Reservatório

O reservatório ou tanque é elemento indispensável para circuitos hidráulicos abertos. É por meio dele que conseguimos armazenar o óleo e garantir que o mesmo seja utilizando no momento solicitado com características ideais para o sistema.

Filtros

Os filtros são responsáveis por proteger os componentes do sistema hidráulico de desgastes prematuros devido a partículas presentes no óleo oriundas dos atritos mecânicos dos componentes em manobras e de impurezas externas que possam entrar no sistema devido a má vedação do conjunto hidráulico.

Resfriadores e aquecedores

Como parte do processo de regulação da temperatura, um resfriador pode ser instalado na unidade para evitar que as temperaturas subam acima dos parâmetros operacionais. Da mesma forma que, um sistema de aquecimento, pode ser usado para elevar a temperatura do fluído quando necessário.

Unidades hidráulicas e suas aplicações

As unidades hidráulicas são aplicadas em diversos setores da sociedade como aplicações industriais máquinas-ferramentas, processamento de alimentos, equipamentos automáticos de manuseio e montagem, siderurgia e mineração, indústria automotiva, aeroespacial e marítima, engenharia civil, teatro e lazer, medicina, entre outras.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *