image001 (12)Para que os componentes tenham uma maior durabilidade e funcionem de maneira eficiente e eficaz, os filtros hidráulicos têm um papel fundamentalpara os sistemas hidráulicos.

Os filtros hidráulicos são componentes que atuam para separar ou bloquear a passagem de impurezas que possam prejudicar o pleno funcionamento de equipamentos dos sistemas hidráulicos. Impurezas e sujidades geradas por atritos e abrasões entre peças e componentes ou resultantes de corrosão estão entre alguns dos elementos que podem ser barrados pelos filtros.

Os filtros hidráulicos agem especificamente sobre o fluido hidráulico, prevenindo problemas que possam interferir nas suas funções de transmissão de energialubrificação de peças, preenchimento de folgas entre componentes e trocas de calor.

Um fluido hidráulico contaminado pode ocasionar respostas lentas de equipamentos, falhas operacionaisperdas de produção, devido a paradas de máquina, além de baixa produtividade de equipamentos e aumento em custos de manutenção.

Dentre os contaminantes, podemos considerar partículas em suspensão, resíduos gerados pelo desgaste de metais, e até mesmo água. A água é considerada um contaminante, por interferir na densidade e na viscosidade do fluido hidráulico. Assim, água em excesso também pode ocasionar danos em equipamentos.

Por barrarem a presença de elementos contaminantes, podendo eliminar até cerca de 99,9% destes, podemos dizer que os filtros hidráulicos contribuem para o aumento da vida útil dos equipamentos, minimizando desgastes e, assim, diminuindo a demanda por reposição de peças e componentes. Além disso, os filtros contribuem para o aumento da vida útil dos equipamentos, além da redução de custos operacionais.

Nesse aspecto, é importante efetuar o dimensionamento correto dos filtros, de acordo não só com os equipamentos individuais, mas com o circuito de produção como um todo. Esses filtros têm de retirar os contaminantes numa velocidade maior do que a de sua geração – levando em consideração que os próprios componentes de um sistema hidráulico, tais como válvulas, motores e atuadores são considerados fontes de contaminação. Outro ponto é que, para sua eficácia, os filtros de ar também têm de ser corretamente dimensionados.

Em um sistema hidráulico é de extrema importância que possua filtros de pressão, filtros de retorno e filtros de ar, assim como um reservatório devidamente vedado para que o sistema fique blindado e assim consiga reduzir drasticamente os particulados no sistema. Tão quão importante os filtros destacados é um sistema off-line bem dimensionado, fazendo assim uma “hemodiálise” constante no sistema, sendo de grade ajuda na manutenção da limpeza do fluído.

Devido a todos esses motivos, substituição dos elementos filtrantes deve fazer parte de procedimentos de manutenção preventiva de equipamentos e plantas industriais, de forma a assegurar o bom desempenho, a ótima conservação e a economia de todo o sistema.

Além de uma ampla linha de filtros hidráulicos, a Global possuí profissionais com larga experiência em aplicações para melhoria em sistemas de filtragem otimizando o sistema e reduzindo custos, assim como conta com uma área de serviços que pode lhe apoiar no dimensionamento e na instalação, manutenção e troca desses componentes. Para saber mais, entre em contato conosco.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *