O circuito hidráulico regenerativo pode dobrar a velocidade de extensão de um cilindro com haste única sem usar uma bomba com maior capacidade para isto. Isso significa que os circuitos de regeneração são melhores no que diz respeito ao custo benefício, pois uma bomba, motor e tanque menores podem produzir o tempo de ciclo, custando menos para operar durante a vida útil do maquinário.

Um circuito hidráulico regenerativo significa velocidade proporcional em ambos os sentidos a uma dada pressão e fluxo. A substituição por um circuito regenerativo pode ocorrer quando as máquinas usam cilindros com extremidade de haste dupla sem a função de um dos sentidos que tem como função principal velocidade e potência proporcional, em ambas as direções de deslocamento.

Custo benefício

Um cilindro com extremidade de haste dupla custa mais do que um cilindro com uma única haste superdimensionada e a haste extra precisa de espaço para se mover, com a consequência de a vedação da haste ser outra fonte potencial de vazamento. Para eliminar esses obstáculos é recomendável utilizar o circuito de regeneração em tempo integral.

Princípios de regeneração

Aplicar fluxo de fluido a ambas as portas de um cilindro de haste única fazendo com que ele se estenda, ou pelo menos tente se estender em velocidade proporcional. Como as áreas nos lados opostos do pistão são desiguais, a extremidade da tampa do cilindro sempre tem mais força do que o lado da haste. Quando um cilindro com uma haste menor é canalizado para regeneração, ele não tentará se estender a uma pressão de trabalho habitual, isso ocorre porque a força de extensão é muito baixa para superar o avanço do cilindro.

Durante a regeneração, não há fluxo para o tanque, todo o óleo da bomba vai para o cilindro e todo o fluido da extremidade da haste do cilindro se mistura com o fluxo da bomba, levando-o para a extremidade da tampa. A troca do fluido da haste, adicionado ao óleo da bomba que vai até a tampa, dobrando a velocidade de avanço do cilindro.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *