Selecionar o filtro certo para seu sistema hidráulico pode aumentar a confiabilidade e eficiência do sistema, além de prevenir falhas. No mercado há muitas opções de filtros disponíveis e muitas vezes fica difícil saber qual se adapta melhor às suas necessidades, por isso vamos entender com esse artigo quais as funções de cada tipo de filtro entre os de sucção, pressão e retorno.

Filtros de sucção

Localizados na porta de sucção da bomba hidráulica podendo estar submerso no reservatório no caso do filtro de sucção interno ou até mesmo fora do reservatório no caso do filtro de secção externo são conectados à linha de sucção que leva o fluído à bomba. Os filtros de sucção não podem ser de alta eficiência, pois a pressão diferencial do mesmo pode causar falhas na bomba.

Filtro de pressão

Instalado entre a saída da bomba e o restante dos componentes hidráulicos, o filtro de pressão serve como protetor destes equipamentos. Normalmente há componentes muito sensíveis ao lado do filtro, como as válvulas, sendo assim, com a instalação do filtro de pressão a proteção contra qualquer tipo de contaminação nos componentes do sistema pode ser elevada.

Filtros de retorno

Estes tipos de filtros são instalados na linha do fluído que retorna ao reservatório e se adequam a qualquer tipo de montagem, servindo para coletar o fluxo do fluido no sistema e direcioná-lo através do filtro para o reservatório. Esse modelo de filtro garante que o óleo no reservatório esteja sempre limpo e adequado ao bom uso do maquinário.

Filtros são recursos valiosos que trarão maior economia ao proprietário e segurança ao operador. Por isso, selecionar o filtro mais adequado ao seu maquinário e sistema é essencial para que ocorram anos de uso sem intervenções externas indesejáveis.

Além disso, a manutenção periódica do sistema é sempre bem vinda para que não ocorram dores de cabeça no futuro, utilizando esses cuidados e sabendo qual equipamento vai se encaixar melhor em sua montagem é o segredo para um bom uso do maquinário e sua vida útil aumentada.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *