Repotenciamento é um termo que se refere aqui a qualquer conjunto de processos de engenharia que fazem mudanças na eficiência energética do equipamento recuperando ou até elevando a performance do maquinário.

O repotenciamento se dá por meio de análises do diagrama de fluxo e as relações entre os parâmetros funcionais, ou em termos técnicos mudanças nos componentes aplicados, uma vez que essas mudanças introduzem um maior rendimento para todo o maquinário de um sistema hidráulico.

De uma forma mais simples e genérica, repotenciamento é reconsiderar as relações entre a potência de entrada e a potência de saída. Pode ser aparentemente, ou seja, tecnicamente, mudar algumas peças, instalar peças novas, alterar entradas ou saídas, alterar algumas das condições do sistema e quaisquer outras alterações correspondentes às definições acima.

Vantagens no repotenciamento hidráulico

A indústria de reparo e reconstrução de produtos de energia fluida mudou ao longo dos anos. Séculos antes, consertar partes quebradas de uma unidade completa era comum, independentemente se a unidade reparada iria desempenhar a função original de seu desenvolvimento ou não, desde que pudesse ser reutilizada, o reparo era comum.

Muitos processos de reparo podem ser denominados como operação casual, o que significa que os componentes reparados podem não funcionar tão eficientemente quanto o original. Tais reparos são aceitáveis se o desempenho do equipamento estiver dentro da curva de performance estipulada pelo fabricante, curvas estas que no mundo hidráulico, são extremamente rigorosas e que só é possível atingir se o equipamento for reparado por um profissional capacitado.

Com a evolução das indústrias e novas tecnologias, a reparação e reconstrução tornou-se muito comum. Componentes reparados e reconstruídos – ou unidades inteiras – devem funcionar com quase originalidade. As unidades de reparo não apenas devem parecer novas, mas também devem funcionar como uma nova e relevante. Portanto, os aspectos estéticos e de engenharia são uma fórmula significativamente importante para um processo de reparo e reconstrução eficiente.

Geralmente, o projetista ou fabricante original deve decidir e especificar a extensão do reparo de um determinado produto ou de seus componentes. O projetista original deve montar o procedimento de reparo e identificar quais componentes podem ser reparados e quais não devem ser reparados ou reformados.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre o processo de produção de um bloco manifold especial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *