Saiba a importância de esquematizar um sistema através do circuito hidráulico compreendendo processos e antecipando problemas com soluções.

Para que sistemas hidráulicos permaneçam trabalhando com eficiência em todo seu processo de uso é necessário que o operador ou quem vá fazer a manutenção do maquinário tenha em mãos uma base de informações que auxilie nesse trabalho. É com um diagrama hidráulico contendo esquemas de controle do sistema, análises de riscos e possíveis problemas relacionados à operação que o colaborador conseguirá executar a atividade de manutenção preventiva ou corretiva no equipamento.

São “plantas” que mostram o passo a passo dos processos mecânicos e hidráulicos de um sistema, elaborados em um diagrama de circuitos. Um exemplo simples é um circuito hidráulico criado para mostrar o comando de um cilindro por meio da bomba de vazão constante oferecendo fluído para o sistema, além de uma válvula direcional de disparo manual. Através do circuito elaborado é possível saber corretamente qual tipo componente esta sendo utilizado no sistema como, por exemplo, a bomba que esta sendo utilizada e as válvulas aplicadas no controle de do sistema.

Um circuito bem elaborado leva em consideração alguns itens como diagrama do grupo ligação, assim como os esquemas de controle do sistema e segurança na operação do mesmo. Normas e requisitos para operar o sistema, informações e uso e etc. a elaboração do circuito hidráulico consiste em ilustrar os esquemas que envolvem todas as peças do sistema e sua instrumentação, automação e processos.

Feito por profissionais qualificados e experientes, os circuitos são muito importantes para o proprietário de um maquinário do setor industrial hidráulico, pois evita dores de cabeça com manutenções mal feitas, estipulando o tipo de ajuste quando surgir algum problema ou antecipar manutenções programadas com soluções já consolidadas antes que o sistema venha ruir e parar a produção diária de uma fábrica.

Estes esquemas de circuitos hidráulicos são muito utilizados por operadores, técnicos de manutenção, engenheiros e as demais pessoas ligadas ao uso de maquinário hidráulico. Podem ser uma mão na roda para estudantes e funcionários em treinamento.

Um circuito hidráulico deve contar com os seguintes componentes:

  • Grupo alimentação: Motor elétrico ou a diesel
  • Grupo geração: Bombas
  • Grupo controle: Válvulas
  • Grupo atuação: Cilindros ou motores hidráulicos
  • Grupo interligação: Mangueiras, tubos, blocos.

O mais importante na elaboração de circuitos hidráulicos é que seu esquema deve ter simbologia padronizada segundo a ABNT-NBR-8896 para compreensão de qualquer pessoa com tal conhecimento, alertando riscos e soluções para problemas ou falhas. É o documento que vai auxiliar na escolha de caminhos para um bom funcionamento do maquinário.

Com o circuito hidráulico o operador tem noção dos componentes que irão compor o sistema, como válvulas e tubulações que transportam o fluido, o tipo de reservatório para esse líquido, filtros e trocadores de calor e a bomba hidráulica.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *