Se você está aqui, lendo esse texto, existem boas chances de que você estava utilizando o Google (ou alguma outra ferramenta de busca correlata) para procurar mais informações a respeito de cilindros pneumáticos. O fato de que você estava utilizando a internet para pesquisar a respeito desses cilindros, no entanto, indica que você não está muito seguro quanto a aquisição dos mesmos, seja por não compreender muito bem como eles funcionam, não saber ao certo quais são suas utilidades ou mesmo por não conhecer nenhuma empresa especializada nesse tipo de equipamento.

O QUE É UM CILINDROS PNEUMÁTICO

Para responder a essa pergunta, é preciso que você primeiro compreenda que um cilindro pneumático é um componente que integra um sistema pneumático, ou seja, um sistema desenvolvido com o intuito de gerar e transmitir força por meio da utilização de gás em alta pressão. Por conta disso, eles trabalham em conjunto com uma série de outros equipamentos, como por exemplo um depósito, filtros, válvulas, atuadores de direção e até mesmo um secador.

Tecnicamente falando, um cilindro pneumático é um tipo de equipamento capaz de produzir força a partir de gás comprimido, por meio de movimento linear. Ele é composto, basicamente, de uma câmara fechada, um pistão e uma haste. Conforme o pistão e a haste se movem de forma linear dentro da câmara, o ar comprido é movimentado e, com isso, ocorre a produção de força.

O QUE É MELHOR: HIDRÁULICO OU PNEUMÁTICO?

A maior parte das pessoas, quando precisa gerar energia ou movimento, precisa escolher entre um sistema hidráulico ou um sistema pneumático. Apesar de ambos possuírem certas vantagens, no entanto, pode-se dizer que o sistema pneumático é consideravelmente mais resiliente e menos problemático que o hidráulico, haja vista que o mesmo funciona com gás e não com um líquido – quando se fala de líquidos, ainda mais daqueles trabalhados em alta pressão, vazamentos são uma ocorrência constante.

EXISTE APENAS UM TIPO DE CILINDRO NO MERCADO?

Apesar de a função da maior parte dos cilindros ser praticamente a mesma e de seu funcionamento ser similar, é possível encontrar, no mercado, diferentes tipos de cilindros, como por exemplo cilindros de ação simples, de dupla ação ou de haste passante. Confira algumas das principais características de cada um dos tipos de cilindro:

CILINDRO DE AÇÃO SIMPLES: ele recebe esse nome por contar com apenas uma porta de entrada, por meio da qual o ar comprimido entrará no cilindro e moverá o pistão. Esse tipo de cilindro opera apenas em uma direção, sendo indicado para trabalhos feitos em apenas um sentido, como por exemplo levantar um objeto;

CILINDRO DE AÇÃO DUPLA: esse tipo de cilindro possui duas portas de entrada, uma em cada extremidade, sendo possível alternar qual porta receberá o gás. Ele utiliza duas vezes mais energia. Por conta disso, ele é indicado para trabalhos que precisam mover cargas em duas direções, como por exemplo a abertura e o fechamento de um portão;

CILINDRO DE HASTE PASSANTE: esse tipo de cilindro é, basicamente, igual ao de ação dupla, porém a diferença é que o mesmo possui haste não apenas em uma extremidade, mas em ambas. Isso permite que enquanto uma haste realiza determinado trabalho, a outra seja utilizada como comando de fim de curso, o que pode ser bastante útil.

No que diz respeito a sua construção, é possível encontrar cilindros pneumáticos com diferentes tipos de estrutura, havendo os reparáveis e os não reparáveis, os cilindros de alumínio, aço, aço inoxidável e até mesmo certos tipos de polímeros.

Por conta disso, a ajuda de um profissional é imprescindível, haja vista que apenas alguém que tenha experiência com esse tipo de equipamento será capaz de indicar o melhor tipo de cilindro para você.

ONDE ADQUIRIR UM CILINDRO PNEUMÁTICO?

Caso você esteja precisando adquirir um cilindro pneumático, não deixe de entrar em contato com a Global HP, uma empresa que está no mercado há mais de 30 anos, sendo especializada não apenas em cilindros pneumáticos, mas também em diversos outros tipos de equipamentos, como por exemplo válvulas e painéis pneumáticos, componentes hidráulicos e até mesmo blocos manifold.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *