Hidráulica e pneumática são técnicas que utilizam o meio fluido para desenvolver transferência de energia em diversas aplicações dos mais diversos setores industriais. As principais diferenças entre elas é o meio usado e a aplicabilidade. Para a hidráulica, são usados ​​fluidos incompressíveis gerenciando precisão e forças elevadas, para a pneumática, são usados ​​gases comprimidos que gerenciam velocidade e versatilidade de aplicação.

Em geral, os sistemas hidráulicos são usados ​​para o controle preciso de aplicações de grande força e sistemas pneumáticos para aplicações leves e rápidas. Os componentes hidráulicos são constituídos basicamente de aço e os componentes pneumáticos são normalmente feitos de plásticos e materiais não ferrosos.

Existem alguns detalhes que devem ser considerados em cada aplicação, como o ambiente onde será utilizado o equipamento, considerando temperatura e necessidade de pressão para o objetivo final do uso desse maquinário. No caso de máquinas hidráulicas o investimento costuma ser maior, mas o custo benefício atrai mais setores para esse lado da força, pois a hidráulica utiliza menos energia que a pneumática.

Para compreender melhor as diferenças entre estas duas técnicas de transferência de energia vamos apresentar cinco aplicações que as envolvem. Confira:

Hidráulica na indústria siderúrgica e de processamento de materiais

Normalmente o maquinário hidráulico serve para processamento de plástico, fabricação de aço e aplicações de extração de metal primário, linhas de produção automatizadas, indústria de máquinas-ferramenta, indústrias de papel, carregadores, trituradores, prensas, maquinário para indústria têxtil, etc.

Hidráulica na indústria aeroespacial

Aviões, foguetes, naves espaciais, por exemplo, utilizam sistemas hidráulicos para diversas aplicações, na indústria aeroespacial a hidráulica serve para ajustar asas, retração e extensão de trens de pouso, abertura / fechamento de portas, freios, direção, etc.

Pneumática na indústria automobilística

A indústria automobilística utiliza sistemas pneumáticos para desmontagem de pneus de veículos, enchimento de ar comprimido no pneu, pintura de veículos, abertura e fechamento de portas e freios a ar em veículos pesados, entre outros.

Pneumática na logística de indústrias

No transporte de mercadorias a pneumática é muito utilizada para transportar produtos da prateleira para outro local dentro da empresa. A utilização de cilindros pneumáticos guiará o item da prateleira para a esteira em movimento, garantindo o fluxo continuo de trabalho.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *