Os motores hidráulicos são comumente utilizados ​​em aplicações onde a fonte de energia é um sistema hidráulico, e não é viável ou rentável a presença de eletricidade. Esses motores são úteis porque podem lidar com cargas extremamente altas para seu tamanho compacto.

Os serviços de reparo hidráulico envolvem o atendimento de motores complexos que exigem várias formas de especializações. Quando sua empresa precisar de reparos em dispositivos operados hidraulicamente, entre em contato com especialistas que entendem destes equipamentos e que possam proporcionar maneiras eficientes de prolongar a vida útil de componentes.

O conceito de reparo depende da durabilidade e do valor econômico, pois certos tipos de produtos de engenharia podem não trazer muito retorno de investimento ao processo de reparo e reconstrução. Por outro lado, há muitos produtos que podem ter uma segunda vida após o processo de reforma.

Aplicabilidade de reparos e motivos.

A função do reparo não está situada em apenas limpar, lavar, retificar e re-usinar as peças e montá-las novamente em uma unidade completa, há muito mais do que isso. Os produtos hidráulicos podem ser divididos em categorias: dinâmico e dinâmico intermitente.

Produtos dinâmicos são aqueles que são aplicados para função contínua, como bombas hidráulicas. Produtos hidráulicos dinâmico intermitente são aqueles cujas funções internas em um sistema são praticamente do tipo “abrir-fechar”.

Componentes hidráulicos dinâmicos intermitentes são aqueles que não precisam funcionar o tempo todo em um sistema, como motores hidráulicos, válvulas direcionais e válvulas servo proporcionais. Na maioria das aplicações, essas unidades não funcionam durante todo o ciclo da máquina ou equipamento. Caso em questão – motores hidráulicos, que na maioria das vezes funcionam em um sistema apenas por um período de tempo específico.

Etapas do reparo de motores hidráulicos

  • • A Desmontagem

Primeiro, devemos desmontar o motor para acessar seus vários componentes. O processo precisa ser cuidadosamente controlado para evitar danos às peças e garantir que tudo tenha uma peritagem minuciosa. Essa remoção e inspeção dos componentes do motor ajuda o profissional em manutenção a determinar quais peças precisam de limpeza e restauração.

  • • Limpeza

Em seguida é feita a descontaminação, para motores hidráulicos que têm fluido ou óleo fluindo constantemente sobre as peças, a remoção do acúmulo de óleo permite avaliar mais de perto a condição das peças do motor.

Óleo hidráulico em situações inapropriadas ou agentes de limpeza podem contaminar o interior de um motor hidráulico e a limpeza desses contaminantes pode reduzir o atrito e melhorar a eficiência do motor.

  • • Teste eletrônico

Quando aplicada, a eletrônica que regula a operação do motor requer inspeção e teste, nesta etapa, o técnico pode encontrar melhor a origem dos problemas do motor. Em alguns casos, o motor pode exigir apenas reparos nos componentes eletrônicos para restaurar a operação.

  • • Restauração de peças móveis

Com o tempo, o movimento constante de pistões e eixos pode levar a riscos na superfície. Pode ser preciso usinar componentes danificados ou substituir eixos quebrados, por exemplo. Por fim, para motores de engrenagem, os profissionais examinam a integridade dos dentes e substituem as engrenagens desgastadas ou danificadas para restaurar a operação.

  • • Substituição de rolamentos e vedações desgastadas

Todas as vedações, rolamentos e gaxetas que apresentarem sinais de desgaste terão peças novas instaladas para substituí-los. Componentes desgastados como esses podem causar vazamentos de fluido que comprometem a eficiência de toda a operação do motor.

Um pouco sobre manutenção dos motores hidráulicos

Para evitar paradas desnecessárias e avarias inesperadas, mantenha os motores hidráulicos de sua empresa bem mantidos. Por meio de manutenção preventiva regular, sua empresa poderá detectar problemas em desenvolvimento e repará-los antes que ocorram danos extensos e caros.

Por exemplo, para monitorar com mais eficiência mudanças sutis no fluxo e na pressão, mantenha uma documentação cuidadosa de cada resultado de teste e a data do teste. Algumas medidas podem ter alterações estatisticamente insignificantes entre testes individuais, mas podem mostrar uma tendência em várias amostras.

Tire amostras do fluido hidráulico ou óleo de vários pontos do motor. A coleta de uma única amostra pode não mostrar a contaminação que ocorre mais adiante no sistema. Compare as amostras entre si para viscosidade e integridade. A verificação regular do fluido hidráulico pode evitar uma operação ineficiente e sobrecarregar o motor.

Limpe o reservatório, verifique os níveis de fluido e marque os valores normais. Misturar ou usar o tipo errado de fluido pode contaminar o sistema e causar danos. Esvazie o reservatório de fluido, limpe-o e reabasteça com fluido novo de acordo com as recomendações do fabricante.

Limpe e inspecione os componentes dos sistemas de fluidos, substitua ou limpe os componentes vitais do sistema hidráulico, incluindo acopladores, medidores e outras peças. Substitua qualquer um desses componentes, inclusive filtros, que pareçam danificados ou tenham acúmulo de contaminantes excessivo neles. Além disso, verifique se cada junção do sistema se move conforme o esperado.

A manutenção regular deve incluir drenagem e lavagem das válvulas em um sistema hidráulico. Após a limpeza desses pontos, teste as válvulas e atuadores durante a operação. Monitore quaisquer sinais de função ineficiente, o que pode indicar um problema crescente. Repare o problema para restaurar a operação completa do motor hidráulico antes que ele sofra uma falha completa.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.

Agora que você sabe como funciona o reparo de um motor hidráulico, confira também como funciona o processo de automação industrial! 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *