Veja quais são as melhores práticas para manter sua unidade hidráulica bem conservada

Dá-se o nome de Unidade Hidráulica o conjunto de componentes hidráulicos interligados para obter uma determinada lógica para aplicação de trabalho. São utilizadas nos mais diversos setores industriais, setores esses que necessitam de precisão e gerenciamento de elevadas forças oriundas de atuadores lineares ou rotativos hidráulicos.

Por se tratar de equipamentos com componentes que variam de acordo com a necessidade de aplicação no setor industrial,encontramos os mais diversos tipos de unidades hidráulicas que podem ter característicaspadronizadas constituídas basicamente de uma bomba hidráulica acoplada a um motor elétrico, válvulas, mangueiras, tubos, blocos de montagem, instrumentações e filtros ou até mais robustas e especiais dotadas de servoacionamentos, trocadores de calor e acumuladores hidráulicos.

De acordo com fabricantes de unidades hidráulicas, cerca de 80% dos problemas encontrados em uma unidade hidráulica são causados por impurezas e contaminações nos fluidos, que acabam danificando os componentes do equipamento com o tempo.

O fluido hidráulico é essencial para o bom funcionamento da unidade hidráulica, pois é o que transmite toda a energia hidráulica gerada pela bomba para o sistema. Por esse motivo é importante estar atento rotineiramente às possíveis impurezas e sempre observar se o filtro está saturado. Os óleos derivados do petróleo são normalmente utilizados como fluidos hidráulicos, porém outros tipos de fluidos resistentes ao fogo ou biodegradáveis também podem ser utilizados, dependendo do tipo de maquinário.

A rotina de cuidados com as unidades hidráulicas também passa por um tema muito importante, que não envolve só a manutenção do bom funcionamento do maquinário industrial, mas também a segurança em seu uso.

Outro ponto fundamental é o controle de temperatura, já que alguns processos de funcionamento de máquinas exige um trabalho excessivo dos componentes, criando calor na medida que o fluido é forçado através das bombas e tubulações.

Temperaturas altas demais começam a afetar diretamente as características do fluido aplicado, que poderá comprometer o funcionamento da unidade se não for detectado em uma vistoria de rotina ou minimizado por um trocador de calor de forma eficiente.

Por último, a rotina de vistorias e cuidados deve ser permanente, para que se mantenha a vida útil do maquinário. Diariamente deve ser vistoriado o nível do óleo, bem como temperatura, pressão, possíveis ruídos e vibrações. Mensalmente é preciso estar atento à limpeza externa e de dois em dois meses no máximo fazer a manutenção de filtros. O óleo precisa sempre ser de confiança do usuário e trimestralmente analisado.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *