Saiba como funciona um sistema pneumático

O sistema opera de modo muito similar ao sistema hidráulico, diferenciando-se apenas por transmitir energia utilizando fluidos gasosos ao invés de líquidos. Ar comprimido é geralmente o mais utilizado, mas nitrogênio ou outros gases inertes também podem ser escolhidos para aplicações especiais.

Nesse sistema, o responsável por realizar a força para movimentação do eixo ou pistão é o ar comprimido. O ar é sugado para o interior de um compressor, e depois direcionado para utensílios dos mais variados que irão cumprir suas determinadas tarefas.

Porque as pressões pneumáticas são menores, os componentes podem ser feitos de materiais mais finos e/ou leves, como alumínio ou plástico de engenharia; já os sistemas hidráulicos utilizam componentes feitos de aço ou ferro fundido. Enquanto os sistemas hidráulicos são considerados rígidos, os pneumáticos oferecem mais amortecimento. Eles também são, em geral, mais simples, pois o ar pode ser exalado na atmosfera, e o fluido hidráulico deve ser direcionado a um tipo de reservatório.

O sistema pneumático pode ser facilmente encontrado em equipamentos de linhas de montagem, na maioria das vezes de uso manual, tais como furadeiras, talhadeiras, britadeiras, martelos, parafusadeiras, entre outros. Esses equipamentos realizam movimentos repetitivos e sua principal característica é a expulsão do ar durante o uso, não sendo reutilizado novamente como no caso do fluido no sistema hidráulico, ou seja, para que ele realize mais trabalho, é preciso injetar mais ar.

O sistema pneumático trata-se de um sistema versátil e inteligente, cuja aplicabilidade estende-se a diferentes tipos de necessidades, como fixar, levantar, alimentar, lixar, rosquear, pulverizar, pintar, entre outros. Nós da Global HP comercializamos diversos componentes pneumáticos, incluindo válvulas direcionais de controle, cilindros pneumáticos, equipamentos de vácuo, entre outros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *