Válvulas de Retenção

Elas podem muitas vezes passar despercebidas, às vezes até quase invisíveis, mas as válvulas de retenção são umas das mais importantes válvulas para o funcionamento do sistema hidráulico e/ou pneumático. Também podendo ser chamadas de válvula sem retorno ou de sentido único, elas têm a responsabilidade de prevenir que o fluxo não faça seu caminho contrário, tudo isso de forma rápida e automática, sem a ajuda de uma pessoa para a operação.

As válvulas de retenção podem ser encontradas com ou sem molas. A versão sem mola é a mais básica delas e conta com a força da pressão do ar comprimido ou do fluido do sistema para funcionar. Já a com mola é a mais adequada para boa parte dos sistemas, já que ela elimina quase totalmente os efeitos da gravidade em si mesma. A mola se contrai conforme a pressão do ar ou do fluido aumenta, permitindo a passagem.Auxilia para que haja a menor perda possível e, em casos de uso, evitam mais rapidamente a formação do refluxo.

Devem ser instaladas logo no começo da tubulação de recalque, na saída da bomba e antes do registro gaveta. Essa localização permite que as bombas sejam protegidas contra golpes e quando há paradas bruscas no escoamento, além de facilitar inspeções, manutenções, reparos e trocas. Deve ser instalada de modo que a portinhola abra no sentido do fluxo desejado.

Podem ser encontradas em diversos tamanhos, tipos e para diferentes aplicações industriais. O maior objetivo é fazer com que o fluxo não retorne, atendendo a lógica de trabalho e disseminando qualquer perigopara o sistema. Estão presentes nos mais diversos tipos de sistemas de operação, mas ainda há quem não entenda por que as válvulas devem fazer parte das unidades funcionais.

Benefícios da válvula de retenção

São elas que permitem que o fluxo tenha escoamento em um único sentido. Por tanto, é usada para bloquear o fluxo, e não controlá-lo. Como depende do movimento do fluido, sua energia vem do próprio, fazendo com que a válvula seja ativada. É útil para proteger o mecanismo de danos no refluxo, impedindo a contaminação por este motivo, além de fornecer alívio de pressão para o sistema.

Onde usar a válvula de retenção

É a válvula perfeita para sistemas que dependem de vapor, ar, gás de carvão, gás de óleo ou até o próprio óleo, tanto em altas como em baixas temperaturas e pressões. Pode ser usada com fluidos corrosivos e abrasivos, em indústrias químicas, petroquímicas, de açúcar e álcool, saneamento, refrigeração, papel e celulose e muito mais.

Entendeu como as válvulas de retenção funcionam e por que você deve inclui-las em seus sistemas hidráulicos? Agora conte com o time da Global para garantir que você tenha os equipamentos adequados para o que precisa. Nosso time está à disposição para ajudar você a encontrar a sua solução ideal, e também para ser a sua escolha em qualquer situação!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *