O condutor hidráulico é responsável pela condução eficiente do fluido hidráulico de um local para outro, sendo um elemento-chave no projeto para o devido desempenho de um sistema hidráulico. Também conhecido como elementos de ligação, obviamente sua função é exatamente ligar os vários componentes dentro de um sistema hidráulico. Podem ser tubos de aço ou mangueiras hidráulicas como, por exemplo.

Tubos de aço são os mais usados em relação a outros condutores do ponto de vista padrão de desempenho e custo, no entanto, como as curvas devem ser realizadas nessas tubulações para garantir a interligação correta entre os componentes, se tornam meios de ligação de difícil manipulação.

Embora os tubos de aço sejam especificados por seu diâmetro externo nominal, sua capacidade de fluxo real é determinada por sua área interna e a escolha do tipo de tubulação a ser usada em um sistema depende principalmente de suas pressões operacionais e taxas de fluxo, por isso é sempre bom ter algum profissional responsável dedicado para dimensionar devidamente este componente.

Problemas e soluções encontrados durante a operação dos condutores

O fluxo turbulento é uma característica hidráulica e a velocidade excessiva do fluido é o principal contribuinte para a turbulência, que pode causar quedas de pressão indesejadas que se traduzem diretamente em energia perdida no sistema na forma de calor. O objetivo é manter a velocidade do fluido em um nível razoável para manter boas condições de entrada da bomba e reduzir o calor.

Geralmente, as faixas de velocidade recomendadas para o fluido hidráulico são:

− Linhas de sucção de bombas: 6 a 12dm por segundo = 0,6 a 1,2m/s
− Linhas de pressão do circuito hidráulico: 20 a 60dm por segundo = 2 a 6m/s
− Linhas de retorno para o reservatório: 30 a 50dm por segundo = 3 a 5m/s

Se as linhas de fluxo forem menores, pode haver uma grande restrição no sistema, o tubo de condução é classificado por um tamanho nominal e espessura de parede, o que significa, por exemplo, que um tubo de uma polegada não terá um diâmetro interno de 1 polegada. O diâmetro interno de um tubo com um diâmetro externo de uma polegada tem uma área interna de 0,72 pol2, por exemplo. Isso aumentará a velocidade do fluido por um fator de 1,38.

O tamanho da mangueira é baseado no diâmetro interno, portanto, uma mangueira de uma polegada tem realmente uma polegada, tornando muito mais fácil calcular a velocidade do fluido para uma determinada taxa de fluxo.

Mangueiras ou tubos?

O tubo é geralmente substituído por mangueiras quando não necessitamos de flexibilidade, isso ocorre porque um conjunto de mangueira geralmente pode ser fabricado muito mais rápido do que um conjunto de tubo e o custo de mão-de-obra adicional necessário para fabricar e instalar um tubo pode fazer uma mangueira parecer à solução mais barata.

Mas isso ignora o fato de que a mesma mangueira pode precisar ser substituída muitas vezes durante a vida útil da máquina. Essa falsa economia é semelhante a comprar a própria máquina apenas com o dispêndio de capital inicial, sem considerar seu custo total de vida de propriedade e manutenção.

E o tubo tem algumas vantagens atraentes próprias, uma delas é sua transferência de calor superior. Um aspecto da transferência de calor é a radiação térmica, que é a soma da reflexão da superfície, emissividade e transmissão de calor através do tubo. Quando o tubo hidráulico é pintado, ele reduz sua refletância e aumenta sua emissividade, permitindo melhor rejeição do calor.

Resumindo, a mangueira hidráulica e o tubo não são intercambiáveis; eles são úteis em diferentes trabalhos e se completam por esta razão.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistema óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *