Válvula direcionalAntes de entrarmos em maiores detalhes e explicarmos o que, exatamente, é uma válvula direcional, qual a sua importância e alguns de seus pormenores, é preciso, em um primeiro momento, esclarecer, ainda que de forma breve, o que é uma válvula e qual é o papel dessa peça.

O QUE É UMA VÁLVULA?

Em termos técnicos uma válvula é um tipo de dispositivo que é colocado dentro de canos e/ou tubulações com o intuito de movimentar, regular ou mesmo interromper o fluxo de líquido e/ou gás circulante. Em termos práticos, por sua vez, uma válvula pode ser descrita como sendo um objeto que abre e fecha para bloquear ou permitir, de forma completa ou parcial, a passagem de algum tipo de fluído. Ela pode ser operada por meio de diversos tipos de dispositivos, sendo, no entanto, mais comumente controlada por meio de um registro.

Exemplos de válvulas não nos faltam, com as mesmas podendo ser encontradas até mesmo em objetos simples, com os quais interagimos todos os dias, como por exemplo uma torneira, que tem dentro de si uma ou mais válvulas que são controladas por registros que regulam a passagem de água, ou mesmo um botijão de gás, que vem equipado com uma válvula que deverá ser ajustada para regular a vazão de gás.

VÁLVULAS DIRECIONAIS

Uma válvula direcional, por sua vez, é um tipo de válvula que tem o objetivo, conforme seu nome indica, de direcionar o sentido do fluído de forma a atender as necessidades de um determinado circuito e garantir que certas funções sejam desempenhadas. Explica-se: trata-se de um tipo de válvula que irá garantir, por exemplo, que o fluído que saí do ponto “A” possa chegar tanto ao ponto “B” como ao ponto “C” e até mesmo ao ponto “D”, se assim for necessário. Uma válvula direcional, portanto, tem o objetivo de permitir que um determinado tipo de fluído possa percorrer diferentes caminhos dentro de um circuito, sendo capaz de alternar o trajeto do mesmo sempre que assim se fizer necessário.

COMO ELA FUNCIONA?

Uma válvula direcional irá permanecer em sua posição de repouso até que algum tipo de dispositivo acionador a faça trocar e assumir outras posições. Tal troca é causada, na maior parte das vezes, por dispositivos como registros, botões, alavancas e até mesmo sistemas mais modernos e computadorizados, que acionam a válvula automaticamente no exato momento em que o fluído é requerido em alguma parte do sistema.

CLASSIFICAÇÃO DE VÁLVULAS DIRECIONAIS

Existem muitas variáveis que definem o perfil de uma válvula direcional, sendo preciso entender as suas principais peculiaridades para compreender o potencial e as possíveis aplicações da mesma. Confira alguns dos principais elementos que definem o perfil de uma válvula direcional:

I. Número de Posições: tratada quantidade de posições diferentes que uma válvula direcional é capaz de assumir. Se ela for, por exemplo, uma válvula de 2 posições ela será capaz de ir da posição “A” para a posição”B” e vice-versa;
II. Número de Vias: descreve a quantidade de conexões “úteis” que uma válvula tem, ou seja, a quantidade de conexões que ela será capaz de fazer. As conexões, por sua vez, podem ser de passagem, bloqueio e até mesmo ambas;
III. Tipo de Acionamento: como o próprio nome sugere, descreve a forma como uma determinada válvula será ativada, com a mesma podendo ser acionada por meio de um botão, alavanca, pedal, piloto hidráulico ou pneumático, solenoide, dentre outros tipos de mecanismos;
IV. Vazão: diz respeito a quantidade de fluído (gás ou líquido) que será capaz de passar pela válvula em questão;
V. Retorno: descreve a forma como uma determinada válvula retorna a sua posição original, chamada de posição de repouso, após ter desempenhado sua função. Tal retorno pode ocorrer por meio de mola, solenoide ou uma série de outros mecanismos.

ESCOLHENDO COM SEGURANÇA

Conforme mencionado no tópico anterior, as válvulas podem ter muitos detalhes e pormenores que tornam a sua seleção um pouco complexa, sendo recomendado que se consulte uma empresas especializada sempre que for necessário trocar e/ou realizar a manutenção de algum tipo de válvula. Em momentos como esse conte com a Global HP, uma empresa certificada, com mais de 30 anos de experiência, que não irá poupar esforços na hora de ajuda-lo a encontrar a melhor solução possível para a sua necessidade.


2 respostas para “Tudo sobre válvulas direcionais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *