Vantagens de usar um sistema hidráulico

Um sistema hidráulico, geralmente, possui quatro grandes vantagens que o tornam bastante eficiente na transmissão de energia. São estas:

1. Facilidade e exatidão no controle: Com o uso de alavancas e botões simples, o operador do sistema hidráulico pode facilmente iniciar, parar, acelerar e diminuir sua velocidade.

2. Multiplicação de força: Um sistema de potência de fluido (sem usar engrenagens, polias e alavancas pesadas) pode multiplicar forças de facilmente e de forma eficiente, indo de poucos quilos a centenas de toneladas de saída.

3. Força e torque constantes: Somente os sistemas de potência de fluidos são capazes de fornecer um torque ou força constante, independentemente das mudanças de velocidade.

4. Simples, seguro e econômico: Em geral, os sistemas hidráulicos usam menos peças móveis em comparação com sistemas mecânicos e elétricos. Assim, eles se tornam mais simples e fáceis de manter.

Mesmo possuindo todas essas características muito desejáveis, os sistemas hidráulicos também têm certas desvantagens. São estas:

• Manuseio de óleos hidráulicos que podem ser confusos. Também é difícil eliminar totalmente os vazamentos deste sistema.

• As linhas hidráulicas podem estourar e causar graves lesões em humanos.

• A maioria dos fluidos hidráulicos tende a se incendiar em caso de vazamento, especialmente em regiões quentes.

Por isso, é importante que cada aplicação seja estudada cuidadosamente antes de ter seu sistema hidráulico selecionado. Os profissionais da Global HP estão sempre dispostos a auxiliar nesta e em outras questões.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *