O princípio foi enunciado pela primeira vez pelo cientista francês Blaise Pascal, definindo em seus estudos que a pressão é igual à força dividida pela área sobre a qual atua. Os sistemas hidráulicos usam do fluido incompressível para transmitir forças elevadas de um local para outro dentro do maquinário. A maioria das máquinas na indústria utiliza sistemas hidráulicos, pois necessitam de força para a execução de trabalho. A lei de Pascal afirma que quando há um aumento na pressão em qualquer ponto de um fluido confinado, há um aumento proporcional em todos os outros pontos do sistema.

Em 1653, o filósofo e cientista francês Blaise Pascal publicou seu “Tratado sobre o Equilíbrio de Líquidos”, no qual discutia os princípios dos fluidos estáticos, em que um fluido estático é um fluido que não está em movimento. Quando um fluido não está fluindo, dizemos que o fluido está em equilíbrio estático. Para um fluido em equilíbrio estático, a força resultante em qualquer parte dele deve ser zero.

As observações de Pascal fornecem a base para a hidráulica, um dos desenvolvimentos mais importantes na tecnologia mecânica moderna, o cientista observou que uma mudança na pressão aplicada a um fluido confinado é transmitida sem redução por todo o fluido e para as paredes de seu recipiente. Por conta disso, geralmente sabemos mais sobre pressão do que outras quantidades físicas em fluidos!

Olhando para um sistema hidráulico é fácil pensar como esse princípio funciona no maquinário. Em um fluido confinado, uma vez que os átomos do fluido são livres para se mover, eles transmitem pressão a todas as partes do fluido e às paredes do recipiente.

Sobre a Global

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistema óleo hidráulicos industriais.

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *