Se você já leu nosso artigo sobre acumuladores hidráulicos, então já sabe da importância deles para os sistemas hidráulicos. São muitos os benefícios de ter um acumulador hidráulico no seu sistema, principalmente se você está nas indústrias metalúrgicas, siderúrgicas e automobilísticas.

Para fazer seu sistema com acumulador hidráulico seguir com desempenho otimizado, é preciso verificar periodicamente a pressão da pré-carga do gás. Perder essa pressão pode significar maiores problemas para o sistema como um todo, principalmente em queda de eficácia.

A pré-carga é a pressão do gás de nitrogênio seco presente no acumulador quando ele é drenado. Se a pré-carga for alta, significa que o fluido retido pelo acumulador será menor, mas não necessariamente em volume. A pré-carga normalmente contém 100 psi a menos do que a pressão do sistema.

Para garantir que o volume da pré-carga esteja estável, é preciso examinar e, se necessário, alterar a pressão com um dispositivo de enchimento e teste próprio. Esse dispositivo pode ser rosqueado sobre a válvula de gás ou sobre a mangueira de enchimento flexível do acumulador hidráulico, sendo a mangueira usada apenas para o enchimento do acumulador.

O dispositivo sempre deve conter gás nitrogênio, assim como este deve ser o gás padrão para o acumulador, evitando possíveis combustões (caso de uso de oxigênio, por exemplo). Ele deve ser rosqueável e ter um manômetro integrado, podendo conter uma válvula de retenção, caso haja necessidade de medir a pressão da válvula de gás do acumulador.

Caso seja necessário fazer uma recarga de nitrogênio ao sistema do acumulador, é preciso abrir a válvula de carga do mesmo antes da garrafa de nitrogênio. A garrafa de nitrogênio precisa ser aberta com calma e cuidado, observando a pressão indicada pelo manômetro e sem exceder o valor de recomendação do fabricante. A válvula do acumulador também deve ser fechada primeiro do que a do nitrogênio.

Lembre-se: sempre contrate uma equipe especializada e preparada para fazer esse tipo de serviço em seus equipamentos hidráulicos e pneumáticos. Os riscos de fazer qualquer procedimento sem conhecimento são grandes e vão além da danificação dos componentes. Você pode causar oxidação, ferrugem e até danos irreversíveis em componentes do acumulador.

Já sabe como vai usar os acumuladores hidráulicos nos sistemas da sua empresa e o que precisa para medir e fazer manutenção? Agora conte com o time da Global para garantir que você tenha os equipamentos adequados para o que precisa. Nosso time está à disposição para ajudar você a encontrar a sua solução ideal, e também para ser a sua escolha em qualquer situação!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *